Palestra sobre P&I encerra primeiro dia do VIII Congresso da ABDM

Por Santa Portal em 08/08/2024 às 18:58

José Luiz Borges
José Luiz Borges

O P&I (protection and indemnity insurance, seguro de proteção e indenização em português) foi o tema da palestra que encerrou o primeiro dia do VIII Congresso da ABDM nesta quinta-feira (8).

A palestra foi ministrada remotamente pelo gerente regional da América Latina no UK P&I Club, Rafael Oquendo-Diaz.

O P&I consiste numa forma de seguro marítimo mútuo fornecido por um P&I Club. Estes “clubes” oferecem coberturas a armadores para riscos ilimitados que as seguradoras tradicionais relutam em proporcionar.

Segundo Oquendo-Diaz, há um aumento de solicitações na cobertura para transportes de cabotagem no Brasil.

Para isso, o CT-e, que é uma Bill of Landing eletrônica, precisou ser reconhecido pelo grupo internacional de P&I.

“A princípio, o grupo internacional não sabia como lidar com o CT-e. Hoje, é certo que o CT-e é um documento de transporte reconhecido e que não prejudica a cobertura de P&I”, disse Oquendo-Diaz.

O executivo também destacou que a situação de transportes de grãos no país permanece complexa porque o transporte terrestre ainda é majoritário, o que provoca a deterioração da carga.

Serviço

O VIII Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM é uma realização do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Unisanta e ABDM.

O evento conta com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), CentroNave, Santos Brasil, Sopesp, Eldorado Brasil, Praticagem São Paulo, Ecoporto Ecorodovias, Fenamar, Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, Marimex Inteligência Portuário em Logística Integrada, DP World, Autoridade Portuária de Santos (APS), Ministério de Portos e Aeroportos e Governo Federal.

O congresso tem o apoio institucional da Federação Nacional das Operários Portuárias (Fenop), Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec).

Além do apoio da Sammarco Advogados, Lopes Pinto Advogados Associados, Proinde, Pedro Calmon Filho & Associados (PCFA), Escritório Jurídico Carbone (EJC), Reis Braun Regueira Advogados, Revoredo Advocacia, Cristina Wadner Advogados Associados, Kincaid Mendes Vianna Advogados, Mattos Filho e Salomão Advogados.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.