OGMO abre processo seletivo para cadastro de trabalhador portuário avulso
Por Santa Portal em 21/11/2024 às 11:00
O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (OGMO/Santos) abriu, nesta quarta-feira (20), novo processo seletivo privado para ingresso de trabalhadores portuários avulsos, desta vez na categoria Capatazia/SINDOGEESP. O processo, que terá inscrições entre os dias 27 de novembro e 26 de dezembro, abre 200 vagas imediatas e mais 100 vagas em lista de espera.
O processo é organizado pelo IDCAP (Instituto de Desenvolvimento e Capacitação), instituição especializada em processos seletivos privados e concursos públicos.
Essa nova seleção é fruto da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada em 21 de outubro deste ano, entre o Sindicato dos Operadores Portuários (SOPESP) e o Sindicato dos Operadores em Aparelhos Guindastescos, Empilhadeiras, Máquinas e Equipamentos Transportadores de Carga dos Portos e Terminais Marítimos e Fluviais do Estado de São Paulo (SINDOGEESP).
Os candidatos, homens e mulheres, devem ter no mínimo 18 anos e ter concluído o Ensino Médio, entre outros requisitos que serão detalhados no edital. Além disso, é necessário comprovar disponibilidade para dedicação exclusiva às atividades como trabalhador portuário avulso e não ter vínculo empregatício no momento da inscrição no cadastro do OGMO/Santos.
Etapas do Processo Seletivo
O processo seletivo para a categoria Capatazia/SINDOGEESP será realizado em várias etapas, incluindo:
- Prova objetiva
- Teste de avaliação física
- Teste de avaliação psicológica
- Apresentação de documentos e comprovação de requisitos para o exercício da atividade
- Exame médico
- Curso de formação profissional para o trabalho portuário
Remuneração
A média de remuneração mensal dos trabalhadores avulsos da categoria Capatazia/SINDOGEESP cadastrados no OGMO/Santos é estimada em torno de R$ 3.000,00, valor sujeito à oferta de trabalho e à negociação salarial definida pelos acordos coletivos de trabalho firmados entre o SINDOGEESP e os operadores portuários do Porto de Santos. A remuneração é variável, dependendo da quantidade de dias trabalhados por mês e do valor pago por cada operador portuário para cada período.
Edital
O edital do processo seletivo já foi publicado e pode ser acessado no site do IDCAP.