Navio vaza quase 100 litros de óleo no Porto de Santos
Por Santa Portal em 27/04/2024 às 08:00
O porta-contêineres Maersk Leon, de bandeira da Dinamarca, vazou cerca de 100 litros de resíduos oleosos no Porto de Santos, na tarde desta sexta-feira (26), de acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O vazamento ocorreu no berço 3, no terminal da Brasil Terminal Portuário (BTP).
Segundo a Companhia, parte do óleo vazado escorreu pelo costado do cais e atingiu as águas do estuário. A Cetesb informou que parte do vazamento chegou ao mar, porém os resíduos foram foram retidos e recolhidos, com uso de barreiras de contenção e absorção. Uma limpeza no casco da embarcação foi realizada para retirada das manchas oleosas.
Procurada pelo Santa Portal, a Maersk confirmou vazamento durante as operações de eliminação de resíduos do navio. “Os planos de contingência foram prontamente acionados, tanto pela tripulação quanto pelo terminal, e o derramamento foi efetivamente contido” diz o posicionamento da empresa.
De acordo com a Maersk, não houve feridos. A empresa informou estar cooperando com as autoridades competentes e partes interessadas na gestão do incidente. “Priorizamos a segurança de nossas operações e levamos essas situações muito a sério”, disse a empresa, em nota.
A BTP informou à reportagem que acionou sua equipe de contingência, que atuou na contenção e recolhimento do resíduo oleoso vazado com uso de barreiras absorventes e todas as medidas previstas no Plano de Emergência Individual (PEI).
“A tripulação a bordo do navio prontamente atuou em conjunto, colaborando para a devida contenção. Informamos se tratar de um vazamento de pequenas proporções e que a situação está controlada. Reiteramos que todas as autoridades competentes e órgãos anuentes já foram informados e estão acompanhando devidamente as providências no terminal”, finalizou a empresa.
A reportagem entrou em contato com a Capitania dos Portos, mas não obteve um retorno até o fechamento desta matéria.