Navio Omicron bate em margem do Porto de Santos

Por Santa Portal em 13/06/2022 às 19:50

Reprodução/Jornal O Itapema
Reprodução/Jornal O Itapema

O navio Omicron Nikos bateu na margem do Porto de Santos, no início da tarde desta segunda-feira (13), atingindo o Armazém 16. De acordo com a Santos Port Authority (SPA), apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

Um vídeo obtido pelo Santa Portal mostra o exato momento em que a embarcação atinge o cais portuário, na margem direita. Próximo do local, havia uma catraia com passageiros que faziam a travessia entre Vicente de Carvalho e Santos. Os ocupantes parecem assustados com a colisão.

De acordo com a Santos Port Authority (SPA), o acidente ocorreu por volta das 12h15. Com a batida do navio, de bandeira liberiana e carregado com 71 mil toneladas de açúcar, tanto o cais quanto o casco ficaram danificados. A autoridade portuária informou ainda que acionou seu Plano de Emergência para avaliação de danos ambientais, que verificou não haver sinais de óleo no mar ou qualquer tipo de vazamento.

O navio segue atracado no mesmo local, aguardando, por determinação da Marinha, inspeção da classificadora para saber se poderá seguir ou não seu destino. O incidente não provocou qualquer reflexo nas demais operações portuárias ou na navegação, que seguem normalmente.

Em nota, a Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento nesta tarde, por meio da Guarda Portuária, sobre uma colisão de um navio mercante, de bandeira liberiana, contra um cais do Porto de Santos, na altura do Armazém 16, durante manobra de desatracação.

Uma equipe de peritos foi enviada ao local a fim de verificar os fatos que geraram o incidente. Não houve feridos e não há indícios de poluição hídrica. O competente Inquérito Administrativo será instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo acidente. Por fim, a Marinha do Brasil incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para denúncias e emergências náuticas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.