Navio MSC Seaside chega a Santos com 90 infectados pela covid-19

Por Santa Portal em 06/01/2022 às 06:01

Foto: Arquivo/Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
Foto: Arquivo/Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

O navio de cruzeiros MSC Seaside chegou ao Porto de Santos nesta quinta-feira (6) pela manhã, com 90 infectados pela covid-19, segundo a SPA.

A Anvisa informou que irá avaliar dados de saúde para conduzir ações. Todos os passageiros do MSC Seaside, infectados ou não, irão desembarcar em Santos. O navio saiu de Salvador e passou pelo Rio de Janeiro, com destino final em Santos.

Entre os infectados, são 65 tripulantes e 25 passageiros. As pessoas que testaram positivo para coronavírus ficaram isoladas em suas cabines. A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico. A capacidade é para 3.622 passageiros em atendimento ao protocolo vigente.

Suspensão da temporada

Cinco ministérios do Governo Federal assinaram uma nota conjunta nesta segunda-feira (3) confirmando a suspensão da temporada de cruzeiros turísticos até o dia 21 de janeiro. O documento foi assinado pela Casa Civil e os ministérios da Saúde, Infraestrutura, Turismo e Justiça.

Mais cedo, nesta segunda, a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) também anunciou a suspensão voluntária imediata das operações nos portos, após reunião com as pastas federais.

A nota do Governo Federal foi publicada após reunião com empresas do setor e secretários de saúde estaduais e municipais. O governo informou que avaliará a possibilidade de retorno às atividades em novos encontros.

A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no domingo (2), foi acatada. A agência recomendou que os passageiros não embarcassem em cruzeiros nos próximos dias por conta da crescente de casos de coronavírus a bordo.

CLIA Brasil

A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) anunciou nesta segunda-feira (3) a suspensão voluntária imediata das operações nos portos do Brasil até 21 de janeiro de 2022. O MSC Splendida e o Costa Diadema tiveram suas atividades suspensas após o surto de covid nos dois navios.

Em nota emitida nesta segunda, a CLIA informa que, durante esta pausa, “está trabalhando em nome das companhias de cruzeiros que operam no país – MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros – para buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, Anvisa, estados e municípios nos destinos que operamos em relação às interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no início da atual temporada, no mês de novembro”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.