Navio com casos suspeitos de varíola dos macacos recebe autorização para atracar no Porto

Por Santa Portal em 08/08/2022 às 17:27

Reprodução
Reprodução

O navio cargueiro MV Captain John P foi autorizado a atracar no Porto de Santos, nesta segunda-feira (8). Na semana passada, a embarcação com bandeira do Chipre havia sido impedida de entrar no cais santista pela Anvisa, por apresentar três casos suspeitos de varíola dos macacos.

Procurada pelo Santa Portal, a Santos Port Authority (SPA) informa que, após inspeção da Anvisa e das Vigilâncias Epidemiológicas estadual e municipal nesta tarde, o navio foi autorizado a atracar no Porto de Santos.

A embarcação deverá atracar no armazém 34, mas ainda não vai operar.

Em nota, a Anvisa afirma que o navio MV Captain foi inspecionado nesta segunda-feira (8) em ação da Anvisa e da vigilância epidemiológica local para avaliação da situação de saúde a bordo. O navio atracou no porto para permitir esta inspeção. 

A ação aconteceu após o relato de 3 suspeitas de monkeypox a bordo da embarcação. 

Após avaliação de todos os 19 tripulantes a bordo, foi determinada a limpeza e a desinfecção da embarcação. O navio poderá operar após a conclusão da desinfeção, sem a necessidade de aguardar os resultados das amostras encaminhadas ao laboratório de referência. 

O protocolo vigente não prevê indicação de quarentena para embarcações com casos de monkeypox. A divulgação de resultados laboratoriais e situação de todos os casos suspeitos é de responsabilidade da Vigilância Epidemiológica local.

Anteriormente, a agência havia informado que dois tripulantes que estão entre os casos suspeitos desembarcaram na quinta-feira (4), enquanto o terceiro deixou o navio cipriota na sexta (5). Segundo a Anvisa, eles foram levados para um hospital particular da rede de cobertura contratada pela empresa responsável pela embarcação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.