Na Bélgica, Márcio França conhece projeto de túnel que servirá de modelo para ligação Santos-Guarujá

Por Santa Portal em 25/05/2023 às 06:00

Reprodução
Reprodução

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, está na Bélgica para conhecer projetos que possam ser aplicados para a construção do túnel que vai fazer a ligação seca entre Santos e Guarujá.

Em visita ao Porto de Zeebrugge, na Bélgica, França explicou como está sendo construído o túnel nessa cidade. “Estamos vendo uma obra sendo feita exatamente como tem que ser feita em Santos. Faz o canal, constrói todas as estruturas por baixo. Aqui é um pedaço, começo do túnel, vai ter extensão de 800 metros, 900 metros. Depois eles tiram, tampam os dois lados e vão levando esse túnel inteirinho boiando até o lugar certo, lá embaixo do mar. E lá, então, ele afunda já no lugar certo e vai grudando peça por peça. Já está prontinho para poder parar navio porque isso tudo vai inundar de água depois, mais tarde”, disse o ministro, em vídeo divulgado pela sua assessoria de Comunicação.

Márcio França ainda explicou outros detalhes da obra. “Do lado de cá, você tem um braço de mar. Foi feita essa cava inteirinha aqui, onde está sendo montada toda essa estrutura. Depois, aqui vai ser o berço de navio e vai ter um berço a mais. E aí essa areia vai sair daqui. Isso tudo, essa água vai entrar e todos esses elementos vão boiar e vão ser arrastados até o porto, para que eles possam ser deslocados para o lugar definitivo. Essa é a tecnologia que a gente quer fazer em Santos também”, acrescentou.

Segundo o ministro, apesar de ser uma obra complexa, não há uma grande quantidade de operários trabalhando na construção do túnel. “Estão trabalhando só 300 funcionários, construindo essa obra gigantesca. Um dos maiores túneis submersos do mundo”, concluiu.

Governador diz que obra começa em 2024

Recentemente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, falou durante palestra na 16th LatAm Ceo Conference, diante de investidores internacionais, em Nova York (Estados Unidos), que o projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá deverá sair do papel a partir de 2024.

Ao lado do deputado federal e ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, Tarcísio confirmou que o projeto está passando por ajustes finais antes, para que o edital seja lançado no ano que vem e as obras comecem a ser executadas.

“Vamos trabalhar pelo desenvolvimento e pela mobilidade (da Baixada Santista), com a ligação seca entre Santos e Guarujá. O projeto (do túnel) é tranquilo (do ponto de vista da execução), tecnicamente falando. Do ponto de vista financeiro, o Governo do Estado está entrando com aquilo que faltava e eu tenho certeza que a gente vai fazer esse projeto virar realidade”, afirmou o governador.

túnel santos guarujá ligação seca
Foto: Divulgação

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.