Marinha abordou 18 mil embarcações durante 3 meses da Operação Navegue Seguro

Por Santa Portal em 26/03/2025 às 11:00

Divulgação/Marinha do Brasil
Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) divulgou o balanço final da Operação Navegue Seguro, que ficou em vigor no período de 20 de dezembro de 2024 ao último dia 15. A operação, que abrangeu a jurisdição da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), envolveu a participação de 174 militares, 17 embarcações e 21 viaturas da MB.

Durante a ação, um total de 18.126 embarcações foram abordadas. Dessas, 567 foram notificadas por infrações e 58 foram apreendidas por cometerem infrações graves à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA). Além disso, 525 testes de alcoolemia foram realizados para coibir a condução de embarcações sob efeito de álcool.

De acordo com a Marinha, a fiscalização foi planejada com base na análise de áreas com maior concentração de embarcações e denúncias de irregularidades, abrangendo praias, rios, represas e lagos navegáveis do litoral e interior de São Paulo, incluindo os 151 municípios sob a jurisdição da CPSP.

As infrações mais comuns identificadas durante a operação foram relacionadas à condução de embarcações sem habilitação (25%) e ao descumprimento das normas de tráfego (28%), como fundeio em locais não permitidos e navegação a menos de 200 metros da faixa de praia, conforme a Regulamentação da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA).

A Capitania dos Portos de São Paulo pede à população que continue colaborando com o planejamento das futuras operações, enviando informações e denúncias sobre acidentes e situações de risco envolvendo embarcações para os números (13) 3221-3454 ou 185, disponibilizados para emergências náuticas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.