Márcio França reafirma posição contra a desestatização do Porto de Santos

Por Santa Portal em 16/01/2023 às 16:20

Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos
Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, falou nesta segunda-feira (16) sobre a desestatização do Porto de Santos. França reforçou o mesmo posicionamento de quando foi nomeado para a pasta pelo presidente Lula: é contra a privatização da Autoridade Portuária.

“Não acredito no processo de privatizar a autoridade portuária. Se depender da minha opinião, não será privatizado. O processo sequer foi aprovado no Tribunal de Contas da União. [A privatização] parte de um pressuposto de que está tudo errado, de que o poder público é sempre incompetente”, disse o ministro, após a cerimônia de inauguração da nova passarela para pedestres na travessia Santos-Vicente de Carvalho.

Márcio França citou o exemplo de Port Hedland, na Austrália, para pontuar que a desestatização não é o único caminho para melhorar a competitividade de um complexo portuário.

“Lá há um tremendo arrependimento do formato que foi feito. Fizeram concessão de 99 anos e as tarifas dispararam. Será que temos experiência necessária (para privatizar o porto)?”, questionou.

Segundo França, alguns serviços podem passar para a iniciativa privada, porém com o comando da Autoridade Portuária permanecendo nas mãos do governo federal. “Você pode fazer privatização de serviços, o que seria normal. O canal do Porto, por exemplo, poderia passar por isso. Mas, na minha visão, a autoridade tem que permanecer pública”, concluiu.

Tarcísio discutiu assunto com Lula

Na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para discutir a desestatização do Porto de Santos.

Segundo interlocutores do governador, Tarcísio saiu animado da conversa com Lula, que teria concordado em discutir pontos do projeto. Eles disseram também que Tarcísio estaria aberto a adequar o modelo de desestatização, mas sem detalhes.


Foto: Divulgação/SPA

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.