Marcada para os dias 30 e 31 de julho, no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais), a 2ª edição da maratona de inovação e tecnologia entrou na reta final dos preparativos. E além de propor soluções para melhorar os processos logísticos e de comércio exterior no Porto de Santos, vai aproximar a comunidade local do maior complexo portuário do Brasil.





Em paralelo à competição conhecida como hackathon, essa jornada promovida pela ABTRA vem ganhando maior alcance e amplitude com o envolvimento da comunidade e vai envolver toda uma programação dentro do projeto “Um porto para o futuro”, organizada pelo Instituto AmiGU com base nos conceitos “inovação”, “inclusão sociodigital” e “equidade de gênero”.





O HACKATHON





“O hackathon vai unir a experiência dos competidores em desenvolver soluções comunitárias com base em tecnologias como 5G, Open APIs e Inteligência Artificial para encarar gargalos existentes nas atividades do porto e do comércio exterior”, explica Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA.





Ao longo de 35 horas, dez times de cinco competidores vão se valer dessas tecnologias para encarar dois desafios. Um deles é desenvolver soluções integrando terminais portuários, recintos alfandegados, praticagem, rebocadores, autoridade portuária e outros atores envolvidos no processo de entrada e saída de navios para otimizar a performance de suas ofertas de serviços ao comércio exterior, a partir do projeto de port community system. O outro é prospectar novos modelos de negócio com base tecnológica para melhorar a jornada de sucesso do cliente até o Porto de Santos. Importante: esse segundo desafio será disputado exclusivamente por times femininos, mentorado e julgado por mulheres especialistas na área.





Os times deverão ser multidisciplinares e formados por especialistas em: negócios (especialista do desafio); marketing/vendas; product owner/service design; desenvolvedor front end UX/UI; desenvolvedor back end; e desenvolvedor de tecnologias específicas (inteligência artificial, blockchain ou internet das coisas). Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais. As inscrições vão até o próximo dia 11 de julho e devem ser feitas em: https://www.portohacksantos.com.br/. O regulamento está disponível neste link.





Os competidores serão selecionados com base em seus currículos. O time campeão receberá R$ 25 mil e apoio técnico e comercial para inserir a solução no mercado.





UM PORTO PARA O FUTURO





Ainda nos dias 30 e 31 de julho, o terminal Concais também será palco de um evento que, pela primeira vez, vai unir o debate sobre porto, comércio exterior e inovação. “Outra novidade dessa grande jornada é que pelo menos 50% dos participantes em todas as atividades serão mulheres”, adianta Marco Riveiros, CEO do Instituto AmiGu. “Teremos vários painéis com autoridades, executivos, trabalhadores portuários e dos setores logístico e de comércio exterior e estamos acertando com empresas parceiras para apresentarem suas tecnologias de última geração a cerca de dois mil visitantes da comunidade local”.





A programação contará também com duas oficinas de inclusão sociodigital voltadas a jovens que pretendem entrar no mercado portuário e no campo da tecnologia. Uma será voltada a menores aprendizes do CAMPS e a outra para alunas da FATEC. E o mais importante: a programação será gratuita e aberta à comunidade regional.





Confira a agenda completa e, para participar das atividades, inscreva-se em: https://www.umportoparaofuturo.org.br/.





APOIOS E PATROCÍNIOS





O Porto Hack Santos conta com os apoios institucionais da Santos Port Authority (SPA), do Ministério da Infraestrutura (Minfra) e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), como também do hub Mulheres no Comex, da associação MCIO Brasil, do Fórum Brasil Export, além dos reforços locais de todas as empresas associadas da ABTRA.





Serviço:





2ª edição do Porto Hack Santos





Data: 30 e 31 de julho de 2022





Local: Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) – Armazém 25 Interno do Porto de Santos





Inscrições até 11/julho: https://www.portohacksantos.com.br/





Programação: https://www.umportoparaofuturo.org.br/.