O maior porto da América Latina comemora 130 anos nesta semana, e Santos iniciou as celebrações, que devem ocorrer durante o mês de fevereiro. O primeiro ato aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), ao lado da escultura 'Amo Santos', na Ponta da Praia. A obra recebeu a inscrição 'Porto de', que agora também ficará ao lado do coração, além do número 130 no rodapé da escultura. A programação é realizada pela Santos Port Authority (SPA) e tem apoio da Prefeitura.





Embora a região já registrasse atividade portuária desde o século 16, a data celebra a inauguração dos primeiros 260 metros de cais construídos, marcada pela chegada do navio inglês Nasmith, em 1892.





A cerimônia que deu o pontapé inicial das comemorações contou com a presença do prefeito Rogério Santos, do diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, além de representantes municipais das cidades vizinhas Guarujá e Cubatão.





O chefe do Executivo santista salientou a relevância do Porto de Santos no cenário econômico nacional. "Todas as cidades portuárias são, por natureza, locais criativos. E por um porto não entram apenas pessoas e mercadorias, mas principalmente ideias. É um orgulho ver toda essa movimentação da economia do Brasil passando pelo Porto de Santos. Estou muito feliz da nossa cidade receber essa homenagem", destacou o prefeito.





Ainda na noite desta quarta, os navios atracados na área de fundeio do Porto fazem um buzinaço, como uma salva comemorativa de apitos em homenagem à data. Uma série de atividades artísticas, culturais e esportivas acontecerá por toda Cidade até dia 28. Confira toda programação no site (CLIQUE AQUI).