Funcionários de empresas de logística são presos em operação da PF contra tráfico internacional

Por Santa Portal em 16/10/2024 às 15:00

Divulgação/PF
Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Papyrus com apoio do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep), que visa investigar crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Quatro pessoas que trabalham em empresas de logística portuária foram presas.

Foram cumpridos três mandados de prisão e efetuada mais uma prisão em flagrante por lavagem de dinheiro, além da apreensão de cerca de R$ 250 mil em espécie, frutos do tráfico de drogas. Doze mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

Uma apreensão de 270 kg de cocaína no Porto de Santos em junho passado deu início às investigações, que demonstraram que os alvos da operação policial atuaram de forma associada para inserir a cocaína em contêineres destinados ao exterior.

“Foi identificado, no decorrer das investigações, que um dos contêineres foi retirado indevidamente do pátio em que ele ficava depositado, no pátio da empresa transportadora. Ele era retirado indevidamente de lá e levado para um terminal retroportuário localizado em Guarujá. Nesse local era feita a contaminação, que é a introdução da droga na carga lícita nela contida. Depois da contaminação, o contêiner era devolvido ao pátio da empresa e nada disso ficava registrado. A operação de movimentação do contêiner não tinha motivação, não tinha previsão, e também não era feito nenhum registro de entrada e saída dos veículos nas portarias das empresas”, disse o delegado da PF, Edson Patrício do Nascimento.

Além da apreensão feita em Santos, foi apurado no decorrer da investigação que o grupo criminoso pode ter atuado na contaminação de outros quatro contêineres, nos quais ocorreu apreensão de drogas no exterior. Segundo a Polícia Federal, estão em andamento medidas de cooperação policial internacional para obter informações com autoridades do local das apreensões.

Somadas, as apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, através do modus operandi
citado, chegam a aproximadamente 1.300 kg.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.