Fiesp e Ciesp promovem Certificado de Origem Digital para facilitar exportações
Por Santa Portal em 24/01/2022 às 18:55
O Certificado de Origem Digital (COD) é mais uma facilidade oferecida pela Fiesp e pelo Ciesp para que as exportações aconteçam de forma ainda mais rápida, segura e econômica. Desde maio de 2017, o Brasil e a Argentina aceitam CODs (amparados pelos acordos nº 14 e 18) e, em abril de 2018, os CODs passaram a ser aceitos também para operações entre o Brasil e o Uruguai (amparados pelos acordos nº 02 e 18). Neste sentido, a tendência é cada vez mais países aderirem a este formato de emissão eletrônica do Certificado de Origem.
Após o cadastro no sistema emissor da Fiesp, e-COOL (www.certificadoecool.com.br), o exportador obtém o documento em apenas três etapas:
Preparativos: aquisição do Certificado Digital (e-CPF) para os responsáveis por assinar os documentos; atualização dos cadastros dos colaboradores da empresa no sistema e-COOL; e lançamento das procurações no sistema, quando aplicável;
Emissão: é necessário selecionar a versão digital do Certificado de Origem, no momento do seu preenchimento, vincular a Declaração Juramentada do produto previamente aprovada, anexar uma cópia da Fatura Comercial, assinar digitalmente e enviar para análise da Fiesp;
Finalização: após as aprovações e assinaturas digitais dos documentos, um arquivo codificado (formato XML) do Certificado de Origem Digital estará disponível para download no próprio sistema para que a empresa o envie por e-mail ao seu importador. Este, por sua vez, deverá anexar o arquivo no sistema da Aduana do seu país para conclusão do processo.
O Certificado de Origem é um documento que concede tratamento preferencial às operações para países com os quais o Brasil possui acordos de comércio. O objetivo desse documento é atribuir competitividade aos exportadores brasileiros, por meio da redução ou isenção do imposto de importação de seus produtos no destino, desde que as regras exigidas pelos acordos comerciais sejam atendidas.
Para facilitar a sua logística, a Fiesp possui 43 pontos de atendimento estrategicamente localizados no estado de São Paulo. Por meio dessa capilarização, é possível emitir o Certificado de Origem em diversos locais do estado.
Com uma equipe de suporte altamente especializada e um local de atendimento perto de você, ficou mais fácil adquirir o seu Certificado de Origem.
Em Santos, o Certificado de Origem também pode ser expedido em espaço físico localizado na Avenida Senador Feijó, nº 31. Cj 04 – Centro.