Festival Oceano-Porto Cidade reúne sustentabilidade e carnaval com atrações gratuitas
Por Santa Portal em 31/01/2024 às 16:00
Em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos, acontece neste sábado (3), das 09h30h às 18h30, na Sede da Autoridade Portuária de Santos (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/n. Macuco), o Festival Oceano-Porto Cidade com atrações gratuitas para todos os públicos.
“Temos, no plano estratégico, metas voltadas à relação Porto-cidades. Iremos envolver os moradores da região da sede da companhia, que são populações impactadas pelas atividades portuárias e que, pela primeira vez, terão acesso e oportunidade de conhecer nossa centenária sede. Além disso, estarão presentes sindicatos, sindicalistas, funcionários da APS, prestadores de serviço, e outros trabalhadores portuários. Toda a programação do Festival Porto-Cidade é voltada justamente para esses públicos”, afirma o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Segundo a organização do evento, as atividades têm como objetivo promover a consciência sobre a importância da sustentabilidade e da proteção do oceano. No palco, a companhia teatral ‘Us Fulano’ traz um espetáculo que estimula a criança a repensar, reaproveitar e ressignificar o lixo que seria descartado, das 10h às 10h45. O canil da Guarda Portuária se apresentará das 10h50 às 11h30.
Haverá tendas ambientais, de 23 instituições e associações. O programa Cientista Mirim, do Projeto Mantas do Brasil, irá incentivar o protagonismo infantil com uma investigação científica sobre o mundo marinho, das 11h35 às 12h. Em seguida, até às 12h30, haverá uma oficina de compostagem, através do Instituto Lixo Zero Baixada Santista. Tio Tite irá animar o público infantil com uma apresentação de cantigas e adaptações de músicas de personagens infantis, das 12h35 às 13h15.
O público poderá conferir o Museu do Porto, das 13h15 às 14h. Instalado em um casarão de estilo vitoriano de 1902, o espaço foi inaugurado em 1º de setembro de 1989. Há imagens de obras do pintor Benedicto Calixto, que tem diversos trabalhos inspirados nos antigos trapiches. Algumas atrações estão no jardim. Entre elas a locomotiva Lavoura, utilizada no transporte dos primeiros blocos de pedra para a construção do cais. O local retrata o período de construção do Porto Organizado e da criação da Companhia de Docas de Santos (CDS).
A Aldeia Paranapuã, de São Vicente, mostrará cânticos indígenas, das 14h30 às 15h.Terá, também, uma feira de artesanato com peças autorais. Para as crianças que gostam de desenhar, haverá oficina de pintura em tela, na tenda Huber Arte Marinha, das 15h às 16h. A Sereia Luthien irá trazer toda a magia com o canto lúdico, das 16h às 16h30.
O evento é idealizado e realizado pelo Instituto Lixo Zero Baixada Santista, referência no trabalho de conscientização do meio ambiente, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos e apoio da Prefeitura de Santos.
“Teremos vários parceiros que trabalham com a sensibilização ambiental e social, além de desenvolverem trabalhos de grande importância para o planeta. Queremos que a população se sensibilize com a preservação e a importância do oceano em nossas vidas”, comenta a diretora do Instituto Lixo Zero Baixada Santista, Paula Romana.
Haverá expositores de projetos da região, artesanato sustentável e coleta de óleo de cozinha e eletroeletrônicos. Além disso, também será arrecadado alimentos não perecíveis, kits de higiene e roupas em bom estado. Os itens serão destinados a uma aldeia indígena. Quem doar, ganhará um ipê amarelo. Terá, também, espaço para alimentação com food trucks. Destaque para produtos veganos e vegetarianos. Composta & Cultiva realizará a compostagem do material orgânico do evento.
Esquenta pré-Carnaval no Porto de Santos
Haverá apresentações musicais de artistas da região. A Banda Rathazen sobe ao palco das 11h35 às 12h35. O grupo é formado por amigos ligados à canoagem e amantes do mar.
O Grupo Feitiço se apresenta das 13h20 às 14h30, acompanhado de passistas. Comandado pelos irmãos Sandro e Luizinho Mastellari, exibem uma seleção de sucessos que marcam sua trajetória de 30 anos.
No meio da tarde, das 15h às 16h15, o Samba da Rainha irá tomar conta do espaço. Ressaltando o empoderamento feminino, trazem uma fórmula única para o gênero ao misturar todo o tipo da música popular brasileira.
A santista Rafa Laranja se apresenta das 16h30 às 18h00. A artista convive com a música desde a infância, sempre presente em rodas de samba, choro e MPB. Com voz suave, alegre e contagiante, tem forma própria de cantar nomes consagrados.
Para encerrar, a Banda Querô, do Instituto Arte no Dique, mostrará um batuque emocionante. Criado em 2003, já realizou dezenas de apresentações pelo mundo.
Livro ‘O Oceano em Mim’
A obra, de Eunice Tomé, será lançada no evento a partir das 16h. Escrito em 2023, destaca poemas que falam de toda a influência que esse bioma causa no cotidiano da poetisa, além de ressaltar a relação de moradores e turistas do litoral de São Paulo. A autora relembra poetas santistas, que também tiveram o mar como inspiração. Destacam-se trechos de São Martins Fontes, Vicente de Carvalho, Narciso de Andrade e Rui Ribeiro Couto.