Cubatão oferece área no Polo Industrial para condomínio logístico
Por Santa Portal em 13/02/2025 às 11:00
![Divulgação/Prefeitura de Cubatão](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/cesar-brasilia.jpeg)
O prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), ofereceu ao Governo Federal uma área pertencente ao município com cerca de 1 milhão de m² para que a Autoridade Portuária de Santos (APS) instale um condomínio logístico, que engloba um pátio de caminhões com mais de mil vagas.
A proposta foi apresentada diretamente ao vice-presidente da República Geraldo Alckmin, durante audiência no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) durante uma visita à Brasília nesta quarta-feira (12).
Nascimento afirmou ao vice-presidente, que também é titular do MDIC, que a Administração Municipal está buscando o diálogo com a APS para evitar que o projeto de construção de um pátio de caminhões na Ilha do Tatu, no coração de um núcleo residencial onde vivem mais de 40 mil pessoas, incluindo o Jardim Casqueiro, seja colocado em prática.
“Estou vindo pessoalmente até ao senhor para apresentar esta proposta como prova de que não somos contra o desenvolvimento do Porto e da nossa região, mas Cubatão não pode sempre ficar com ônus deste progresso”, disse o prefeito.
A área oferecida pela Prefeitura fica na região conhecida como Sítio dos Areais, no Polo Industrial da Cidade e às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Presente na audiência, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ressaltou que, diferente do local em que a Autoridade Portuária quer instalar o pátio de caminhões, que é área de preservação ambiental, a área que o município está oferecendo já tem licenciamento, inclusive para receber empreendimentos. Já o projeto da Ilha Tatu tem contrariedade de órgãos como o Ministério Público.
Geraldo Alckmin recebeu a proposta e informou que irá se aprofundar no assunto, inclusive que levará ao ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.