Crea-SP e APS discutem apoio técnico no projeto do túnel Santos-Guarujá
Por Santa Portal em 20/07/2023 às 16:00
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e a Autoridade Portuária de Santos (APS) discutiram, na manhã desta quinta-feira (20), o apoio técnico mútuo para viabilização de soluções para os desafios de transporte de cargas na região portuária com o projeto do túnel Santos-Guarujá.
Identificado como alternativa em relatório-diagnóstico do Crea-SP – entregue ao Governo do Estado em fevereiro deste ano – para os gargalos da integração entre os sistemas aquaviário, rodoviário e ferroviário na logística e infraestrutura estadual, o projeto foi apresentado durante sessão na Sede Angélica do Conselho, no bairro Consolação, em São Paulo.
“A participação do Crea é vital e muito bem-vinda para tirarmos uma obra que há 97 anos é debatida na região do litoral, para a ligação seca entre Santos e Guarujá. É uma obra absolutamente inovadora, que depende da engenharia, das técnicas mais modernas de engenharia, que nós ainda não temos no Brasil. Mas teremos. O nosso modelo em construção é semelhante ao que liga a Dinamarca com a Alemanha, de 18 km. Nós, em parceria com o Crea, traremos essa tecnologia de engenharia e implementaremos na construção entre Santos e Guarujá. A participação dos engenheiros para a atualização do nosso projeto e a construção, monitoramento e acompanhamento dessa obra é vital para que a gente possa executá-la de fato”, disse o presidente da APS, Anderson Pomini.
Durante a reunião, o Crea-SP se colocou à disposição, via termo de cooperação com a APS, para promover soluções efetivas ao túnel, considerando a orientação e fiscalização preventiva do exercício profissional de engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos que, porventura, venham atuar na gestão, instalação ou infraestrutura portuária, bem como nos serviços abrangidos, com o objetivo de proteger a sociedade de possíveis danos derivados de ação profissional em desconformidade com a legislação ou com a ética exigida e promover o melhor desenvolvimento estadual.
A parceria entre as instituições prevê ainda a troca de informações em todos os processos relativos à execução das obras.
Pomini destacou os próximos passos para que a obra da ligação seca entre Santos e Guarujá finalmente saia do papel. “Dependemos das renovações das licenças ambientais, que o Ibama já está debruçado sobre o assunto. Na sequência faremos a atualização do projeto que foi elaborado pela Dersa, entre os anos de 2012 e 2014. Obviamente esse projeto será atualizado pelos engenheiros. Essa parceria fomenta exatamente essa atualização, a participação do Crea, dos engenheiros, para que tenhamos essa obra de fato executada no Porto de Santos”, concluiu.