Congresso Latino-Americano de Portos debate, em Santos, inovações portuárias
Por Santa Portal em 17/08/2022 às 15:10
O XXX Congresso Latino-Americano de Portos, que ocorre em Santos nos dias 28, 29 e 30 de novembro, trará à cidade dirigentes portuários da América Latina, Estados Unidos e Europa. A programação inclui debates e apresentações sobre o futuro da atividade portuária no continente, além de visitas técnicas ao Porto de Santos, porto anfitrião desta edição. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Blue Med e a entrada é paga.
Entre as questões que afetam atualmente o comércio marítimo, destaque para o painel “Cenários e previsões para o comércio, o transporte marítimo e os portos”, que terá participação do CEO da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), promotora do evento, Christopher J. Connor; de Marisa Lago, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos; do representante da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Ricardo Sánchez; e de Jan Hoffman, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês), estas duas últimas ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU).
As mudanças climáticas serão debatidas em painéis como “Portos em alerta”, sobre enfrentamento de crises, e “Transição energética no transporte marítimo”. A transformação digital e seus impactos e oportunidades será discutida no painel “Transporte marítimo 2030: contagem regressiva para fechar a brecha digital”, com mediação de Agustina Calatayud, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Já “Investimentos e projetos portuários na América Latina” reunirá representantes das autoridades portuárias e marítimas da região, com mediação da chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Rita Munck, que também é chefe da delegação de portos brasileiros no evento.
O Congresso apresentará também grandes investimentos em projetos logísticos que estão em andamento no continente americano, bem como mesas-redondas sobre transporte hidroviário e o mercado de cruzeiros – tema que será debatido em um painel com participação do presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral.
Integram a agenda ações paralelas de networking, e premiação para os portos de destaque no ano, além de abertura e encerramento que ocorrerão no centro da cidade (Casa da Frontaria Azulejada e Arcos do Valongo, respectivamente).
Biral, aliás, falou sobre a importância de Santos receber um evento internacional deste porte. “Santos tem a honra de receber um evento internacional, que contará com a presença de todas as autoridades portuárias do continente e certamente contribuirá para a internacionalização dos negócios. Será um marco, um ‘divisor de águas’. Santos será exposta para todo o continente. Nós teremos inúmeras atrações e visitas também de todo esse contingente de executivos de alto gabarito, para as atrações turísticas, para conhecer a cidade e, depois, levar para o mundo todas essas novidades que eles vão encontrar aqui”, disse.