Com receio de demissões, estivadores protestam em frente à Autoridade Portuária
Por Santa Portal em 31/08/2024 às 13:00
Centenas de estivadores realizaram um protesto em frente à sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) contra o leilão do Terminal do Saboó, na manhã de sexta-feira (30). Caso a área seja leiloada, os trabalhadores temem perder o emprego.
Em nota, a empresa esclareceu que o presidente da APS, Anderson Pomini, atua para manter os empregos na região do Saboó e em todo o Porto de Santos. Por isso, informou que que a APS estuda a implementação de um terminal na área do Saboó, conhecida como STS 10, em um formato menor, que contemple a transferência do Concais e também garanta que o Ecoporto permaneça na mesma região.
“Faremos uma consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a possibilidade de renovarmos com a empresa Ecoporto, com uma cláusula de permuta de área, como aconteceu no passado com a Marimex, hipótese em que, após a realização do leilão do STS 10, a Ecoporto teria um prazo, de dois ou três anos – que é o prazo exigido para implementação desse terminal – para que fizesse a transferência da sua área dentro da própria região do Porto. Isso porque é importante a manutenção dos empregos, e também a manutenção de uma empresa que opera essas cargas gerais aqui no Porto de Santos. Nosso papel é tentar contemplar os interesses das cargas e, principalmente, a manutenção dos milhares de empregos, hoje exercidos por profissionais de Santos e região”, afirmou o presidente da APS.