Carnaval leva 15 mil passageiros ao terminal de Santos e traz 3 mil estrangeiros à cidade
Por Santa Portal em 14/02/2026 às 06:00
O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos, no litoral de São Paulo, vive um dos períodos mais movimentados da temporada de cruzeiros neste fim de semana de Carnaval. Entre sexta-feira (13) e este domingo (15), seis navios passam pelo terminal, com estimativa de aproximadamente 15 mil embarques.
A programação começou na sexta-feira com a chegada do MSC Sinfonia e do Pacific World. No sábado, será a vez do MSC Seaview atracar, enquanto o Pacific World deixa o porto santista. Já o domingo marca o dia de maior movimento, com a presença simultânea do MSC Preziosa, do Costa Diadema e do Aidamar.
Segundo o gerente de Operações do Concais, Javier Carnevale, a estrutura foi preparada para garantir fluidez e segurança mesmo nos dias de maior demanda. “Nossa estrutura está preparada para oferecer atendimento ágil e seguro aos passageiros, garantindo que a experiência no terminal seja tão positiva quanto a viagem que os aguarda. O trabalho integrado entre as nossas equipes assegura fluidez nas operações mesmo nos dias de maior demanda”, afirmou.
De acordo com o gerente, o Concais mantém sua posição como principal porta de entrada e saída de cruzeiros marítimos no Brasil, especialmente durante a alta temporada.
Navios de trânsito impulsionam turismo local
O período de Carnaval contará com dois navios em operação de trânsito, o Aidamar e Pacific World, com cerca de 3 mil turistas estrangeiros circulando pela cidade durante os dias festivos. Destaque para o Pacific World que ficará dois dias em Santos. Ele chegou na sexta-feira (13) por volta das 8h e tem saída prevista para dia sábado (14) às 19h.
Essa movimentação representa um importante incremento para o comércio local, restaurantes, agências de turismo e serviços turísticos do município.
As operações de trânsito permitem que os passageiros internacionais desembarquem temporariamente em Santos, conhecendo atrativos turísticos da região como o centro histórico, a orla da praia, o Museu do Café e o bonde que leva até Monte Serrat, bem como compras e apreciar a gastronomia local, antes de retornarem às embarcações para continuidade da viagem.