BTP é premiada na COP30 por compromisso com a sustentabilidade
Por Santa Portal em 13/11/2025 às 18:18
A Brasil Terminal Portuário (BTP), um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e uma referência em operação portuária no Porto de Santos, foi premiada, ontem, 12 de novembro, com o Selo de Sustentabilidade concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), durante a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, realizada em Belém (PA). A companhia foi certificada na categoria diamante, o mais alto nível da premiação concedida, pela primeira vez, pelo MPor. Com o Selo de Sustentabilidade na categoria diamante, a BTP, ao lado de outras empresas do setor, forma o primeiro grupo reconhecido pelo seu engajamento ESG.
O Diretor-Presidente da BTP, Cláudio Oliveira, detalha que o ESG está na essência da companhia e que seguirá como um compromisso pelas próximas décadas. “Nosso intuito é promover uma operação portuária de excelência que também seja referência em sustentabilidade, por isso temos um inovador plano de transição energética em andamento. Nos tornaremos um terminal de contêineres carbono zero a partir de 2030, que contribuirá ainda mais para o fortalecimento da infraestrutura portuária nacional e para o desenvolvimento socioeconômico da Baixada Santista”, afirma.
Um dos grandes marcos da transição energética da BTP está na aquisição de equipamentos de operação portuária eletrificados dentro de um pacote de investimentos de R$ 2 bilhões que está em implementação. Dentre as aquisições previstas estão novos e modernos e-RTGs (Rubber Tyre Gantry/Guindaste Elétrico Sobre Pneu), passando de 30 RTGs movidos à diesel para uma frota total de 57 equipamentos elétricos.
Além da visão de futuro sustentável, o Diretor Administrativo da BTP, Joel Contente, relembra o sólido histórico de iniciativas ESG da companhia. “O local onde está instalada a BTP foi considerado, por mais de cinco décadas, um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária do país. Foram investidos R$ 257 milhões na transformação deste espaço que passou de um cenário de impacto ambiental para um terminal de contêineres que é modelo de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e operação portuária.”
Para Elisabete Ramos, gerente de Sustentabilidade da BTP e responsável pela coordenação do trabalho voltado ao Selo de Sustentabilidade, a premiação representa uma conquista coletiva. “Este resultado é fruto de um esforço contínuo e reflete o compromisso do time BTP, que atua diariamente para garantir a sustentabilidade das nossas operações”, destaca.
Sobre o Pacto pela Sustentabilidade
O Selo de Sustentabilidade é uma iniciativa inédita do MPor e faz parte do Pacto pela Sustentabilidade, que tem como objetivo incentivar práticas de responsabilidade socioambiental e de governança nos setores portuário, aeroportuário e hidroviário, alinhadas à Agenda 2030 da ONU e aos compromissos do Brasil com a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Para ser elegível à certificação à BTP cumpriu uma série de requisitos do MPor, entre eles: aderir ao Pacto pela Sustentabilidade, cumprir no mínimo, dez ações previstas nos três eixos ESG (Ambiental, Social e Governança), além de duas metas específicas, estar em dia com as obrigações trabalhistas, ter publicado relatórios da transparência salarial e remuneratória conforme a Lei n. 14.611/2023 (Lei de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens), aderir ao Programa Brasileiro GHG Protocol e ter seus inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa divulgados no Registro Público de Emissões do Programa, entre outros.
Além do Pacto pela Sustentabilidade do MPor, a BTP também é signatária do Movimento ODS Santos 2030 (Prefeitura de Santos), do Manifesto ESG do Porto de Santos (Autoridade Portuária de Santos) e faz parte do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Sobre a BTP
Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como um dos maiores terminais de contêineres da América Latina. Localizada no Porto de Santos, a empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais da área portuário no País. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da modalidade new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, também prestando serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP obteve as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional).
Mais informações estão no portal www.btp.com.br e nas redes sociais oficiais: @brasilterminalportuario