BTP e ACS firmam parceria para fomentar empregabilidade de mulheres nos setores logístico e portuário
Por Santa Portal em 18/08/2025 às 11:00
A Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Associação Comercial de Santos (ACS) firmaram, na última quarta-feira (13), na presença de mais de 500 pessoas, um termo de cooperação que visa ampliar oportunidades profissionais para mulheres nos setores logístico e portuário. A parceria entre as duas instituições prevê a criação e a manutenção de um banco de talentos composto por currículos de mulheres que se formaram no programa BTP com Elas e que ficará disponível para consulta de todas as empresas associadas à ACS.
A proposta da BTP e da ACS é que empresas da Baixada Santista que também estejam comprometidas com a pauta da diversidade e inclusão possam buscar e contratar profissionais que já possuem interesse e qualificação para trabalhar nos setores logístico e portuário. O idealizador do termo de cooperação e do programa BTP Com Elas, Claudio Scalise, gerente de Recursos Humanos da BTP, destaca o significado da parceria para o setor. “É uma satisfação ver o BTP com Elas ganhar essa relevância entre as mulheres da nossa comunidade e ocupar novos espaços, sendo reconhecido por uma associação de tanta capilaridade em nosso setor como é a ACS. É a certeza de estamos no caminho certo nessa agenda tão importante para o Porto que é a diversidade”, afirma.
A gerente de Comunicação e Marketing da BTP, Yara Motta, que também atuou na construção da parceria complementa que “oportunidades como essa, de estabelecer conexões que vão além do negócio, só acontecem quando se tem muita intencionalidade, e propósito. Foi de um bate papo há pouco tempo que surgiu a ideia da parceria, e só foi possível de acontecer porque teve muita vontade de todos os envolvidos da ACS e da BTP. Uma alegria ver o BTP com Elas ocupar outros espaços.”
Para a coordenadora de Recursos Humanos da BTP, Karina Keller, o termo de cooperação cria uma ampla rede de contatos e expande exponencialmente as oportunidades de empregabilidade para as 110 mulheres que já foram formadas. “No BTP Com Elas oferecemos um curso gratuito de dois meses dentro do terminal de contêineres para mulheres que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. É uma iniciativa social pioneira, criada há dois anos, que contribui genuinamente para a inclusão de mulheres por meio da aprendizagem e do fortalecimento da relação porto-cidade”, explica.
De acordo com Eliane Sammarco, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC Santos), essa parceria é um pontapé inicial em uma série de sinergias que ainda podem acontecer para ampliar as oportunidades para mulheres. “A parceria com a BTP é mais do que um acordo formal, é um passo concreto para transformar o cenário da empregabilidade feminina na nossa região, especialmente nos setores logístico e portuário. Quando unimos forças com empresas que compartilham dos mesmos valores, como a diversidade, a inclusão e a valorização do talento, criamos pontes que ampliam horizontes para muitas mulheres. O banco de talentos que será formado é apenas o início de uma rede de oportunidades que queremos ver crescer, gerar impacto e inspirar outras instituições a se engajarem. O Porto de Santos é o maior da América Latina e, por isso mesmo, tem o dever e o potencial de abrir cada vez mais portas para que mulheres ocupem seu espaço e participem ativamente do desenvolvimento econômico e social da nossa cidade e do nosso país.”
A ACS, que congrega empresas e instituições atuantes nos mais diversos segmentos, inclusive na área logística e portuária, é agente fomentador de oportunidades de negócios e empregabilidade na região da Baixada Santista.
O termo de cooperação entre a BTP e a ACS foi assinado durante o evento Summit “Poder Delas”, promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC Santos) e da Associação Comercial de Santos (ACS), em 13 de agosto, no Teatro Municipal de Santos, com grandes nomes do empreendedorismo, da liderança, da diversidade e da influência digital feminina.
Esta iniciativa está em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Igualdade de gênero (ODS 5), Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e Redução das desigualdades (ODS 10).