"Avançamos dois anos em dois dias", diz Marcelo Teixeira sobre Seminário Brasil-França

Por Rodrigo Martins em 10/05/2022 às 20:21

Rodrigo Martins/Santa Portal
Rodrigo Martins/Santa Portal

A alta direção do Sistema Santa Cecília de Comunicação fez um balanço positivo da primeira edição do Seminário Brasil-França, realizado nesta segunda (9) e terça-feira (10) no Auditório do Bloco E da Unisanta. Para o presidente do Sistema, Marcelo Teixeira, o encontro possibilitou ao Brasil avançar muito na questão da sustentabilidade com debates fundamentais sobre o tema.

“Mais uma vez, assim como aconteceu quando da realização do Fórum Porto & Negócios, quando abrimos o debate para a melhor solução para a ligação seca entre Santos e Guarujá, pudemos agora mostrar que avançamos bastante nessa questão no país. No entanto, nós vimos que a França está muito mais avançada do que nós nesse tema e precisamos acompanhar esse ritmo. Esse tipo de discussão é fundamental para fazer com que o Brasil cresça quando o assunto é sustentabilidade. Avançamos dois anos em apenas dois dias”, afirmou Teixeira.

Segundo o presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, a realização do seminário reforça o compromisso, tanto da TV quanto da universidade com a sustentabilidade. “A família ceciliana assume esse compromisso de promover o processo envolvendo a descarbonização, tanto na universidade quanto no Sistema de Comunicação. Talvez muitas pessoas que estiveram aqui não tenham ouvido a respeito, mas saíram sabendo o quanto é importante esse processo de descarbonização. Na França e nos países desenvolvidos com mais eficiência isso já é uma realidade. No Brasil, também precisamos ter o cuidado com o meio ambiente”, destacou.

O diretor-geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira Filho, também enalteceu o pioneirismo da Unisanta em promover um debate de tamanha relevância para o futuro do país, com foco na sustentabilidade.

“O compromisso da universidade, junto com o Sistema de Comunicação, além de tornar público todo esse debate, ajuda a desenvolver conteúdos que foram debatidos para que a gente arrume as soluções em conjunto com o consulado da França e as demais universidades que fazem parte também dessa organização que promoveu o seminário. Todos esses debates aqui desenvolvidos apontam soluções para o Brasil e, principalmente, para colaborar com o desenvolvimento da Baixada Santista. A gente não pode falar de desenvolvimento e ampliação do maior porto da América Latina, que é o Porto de Santos e Guarujá aqui na nossa região, se a gente não conseguir fazer esse crescimento de maneira sustentável”, completou o diretor-geral.

Seminário Brasil-França

O Seminário Brasil-França reuniu, durante dois dias (9 e 10 de maio), especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países, que apresentaram pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entra a Capital e o maior porto da América Latina, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.


Foto: Rodrigo Martins/Santa Portal

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.