Auditores-fiscais decidem intensificar operação-padrão no Porto de Santos

Por Santa Portal em 07/01/2022 às 20:30

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

Os auditores-fiscais da Alfândega do Porto de Santos decidiram, após reunião virtual nesta sexta-feira (7), que irão intensificar a operação-padrão no Porto, já que as reivindicações da categoria não foram atendidas pelo Governo. Os próximos passos serão a entrega oficial dos cargos de chefia e rigor maior nas exportações.

Embora 22 dos 21 auditores que ocupam cargos de chefia no Porto de Santos já tenham entregado seus cargos desde o fim de dezembro, incluindo o delegado e o delegado-adjunto, é necessário que o delegado da unidade encaminhe o pedido ao superintendente da Região Fiscal (no caso do estado de SP, a 8ª Região Fiscal) para que o pedido de exoneração seja efetivado. O pedido deve ser encaminhado ao superintendente da 8ª Região Fiscal na próxima semana.

Já o setor de exportação sentirá mais os efeitos devido à intensificação da operação-padrão dos Auditores-Fiscais a partir da próxima semana, o que afetará diretamente a balança comercial do país. O maior rigor na análise, seleção e distribuição das declarações de importação, as chamadas DI, acarretará maior demora no fluxo do comércio exterior do país.

Reivindicações

A operação-padrão no Porto de Santos teve início em 27/12 e foi causada pela não regulamentação do bônus de eficiência, pela qual a classe espera desde 2016, e pelo anúncio de que R$ 1,2 bilhões do orçamento da Receita Federal serão transferidos para conceder aumento de salário a carreiras policiais. A categoria também reivindica abertura de concurso público para a Receita Federal, já que nos últimos 10 anos o órgão perdeu 50% do seu quantitativo de Auditores. 

O presidente do Sindifisco Santos, sindicato que representa os Auditores da Receita, Elias Carneiro Jr., diz que a perspectiva é que o movimento continue sendo acirrado até que “o governo atenda nossas reivindicações e cumpra o combinado”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.