APS anuncia nova poligonal e projeto poderá ampliar área do Porto de Santos em 162%
Por Santa Portal em 12/12/2024 às 15:00
O Porto de Santos está prestes a passar pela maior expansão de sua história. Com a construção da nova poligonal, proposta pela Autoridade Portuária de Santos (APS), a área portuária será ampliada em 162%, o que equivale a mais de uma vez e meia o tamanho atual. O projeto, apresentado ao Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), foi anunciado nesta quinta-feira (12) pelo presidente da APS, Anderson Pomini, na sede da instituição.
Atualmente, o Porto de Santos ocupa 7,8 milhões de m². A ampliação prevê a incorporação de 11 áreas, somando 12,6 milhões de m² adicionais, consolidando o porto como um dos maiores e mais modernos do mundo.
De acordo com a APS, a nova poligonal é fundamental para atender às demandas de um planejamento portuário eficiente, alinhado às diretrizes de eficiência operacional e integração entre o porto e as cidades da região.
Entre as áreas abrangidas pela ampliação está a Vila dos Criadores, que possui 423 mil m² e abriga cerca de 4 mil moradores em condições precárias. Essas famílias serão relocadas para um conjunto habitacional estruturado na área retroportuária SSZ33E, no Jabaquara. Já o terminal atual do Jabaquara será transferido para outro ponto do Porto Organizado, mais adequado à movimentação de contêineres.
Durante a cerimônia na APS também foi anunciado um novo acesso à Alemoa. Trata-se da construção de dois novos viadutos à Margem Direita da Perimetral, além da implantação do canal de drenagem. As ações ainda incluem a preparação para o STS08 e o STS10, do novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal, cujas novas etapas serão anunciadas a partir do próximo ano.
“Todos esses anúncios revelam a importância que o governo federal vem destacando para a infraestrutura do País, em especial ao Porto de Santos. O cais santista precisa atender ao gráfico crescente olhando para os próximos 30 anos, para que afastemos o discurso de que o Porto está no seu limite. Hoje ele cresce 10% ao ano e o poder público precisa correr atrás desta programação”, destacou Pomini.
Além da nova poligonal, o evento, que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também teve a assinatura de contratos para a implementação do 5G e do Gêmeo Digital, tecnologias para elevar a eficiência e a conectividade das operações portuárias. Também foi anunciado o início da derrocagem das pedras do canal, primeiro passo para o aprofundamento do Canal de Navegação.
“Na minha próxima visita, em fevereiro, espero já assinarmos este decreto que simboliza um avanço para o planejamento estratégico. Não estamos apenas olhando para o presente do Porto de Santos, mas para o futuro, em um grande trabalho ao lado da APS, representado pelo presidente Anderson Pomini, sua diretoria e seus trabalhadores. Essa área de ampliação servirá, sobretudo, para a cabotagem e novas operações, ampliando a capacidade do Porto santista”, ressaltou o ministro.