Anvisa confirma novo caso de malária em navio parado na área de fundeio no Porto de Santos

Por Santa Portal em 17/07/2024 às 15:00

Divulgação
Divulgação

Um tripulante do navio Common Galaxy, de bandeira das Ilhas Marshall, testou positivo para a malária. Esse é o segundo caso confirmado da doença no graneleiro, neste mês. A embarcação segue na área de fundeio do Porto de Santos.

O Common Galaxy, que veio da Costa do Marfim para Santos, havia passado por desinsetização, após o primeiro caso de malária no navio ter sido confirmado no dia 7 de julho.

Procurada pelo Santa Portal, a Anvisa informou que, após os procedimentos de desinsetizacao terem sido concluídos, todos os tripulantes passaram por testagem e o Common Galaxy apresentou esse novo caso.

A Anvisa informa que esse novo paciente está sem sintomas e vem sendo tratado a bordo, por medicação via oral. A data do diagnóstico não foi divulgada oficialmente.

Já a Autoridade Portuária de Santos (APS) destacou que informações sobre saúde pública no Porto de Santos ficam a cargo da Anvisa.

Essa embarcação segue na área de fundeio no Porto de Santos. O Common Galaxy, que deveria ter atracado na última segunda-feira (15), deverá entrar no complexo portuário apenas no próximo domingo (21).

Os casos

Um tripulante filipino, de 27 anos, foi internado no começo do mês na Beneficência Portuguesa, em Santos, após ser diagnosticado com malária. O profissional estava na embarcação nigeriana Genco Picardy, atracada no Porto de Santos, quando começou a se sentir mal, com febre, dor de cabeça forte e fadiga.

Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que comunicou aos órgãos competentes um caso positivo de tripulante com malária.

O segundo tripulante com malária foi diagnosticado no navio Common Galaxy. Ele apresentou febre, dor no corpo, dificuldade de respirar e dormência nas mãos, tendo sido desembarcado no último dia 7 para atendimento médico-hospitalar e também permanece internado.  

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.