Anvisa confirma encerramento do cruzeiro da MSC Splendida

Por Santa Portal em 31/12/2021 às 18:30

Divulgação
Divulgação

A empresa MSC Cruzeiros informou, através de ofício enviado hoje à Anvisa, a interrupção da operação do navio MSC Splendida, que permanece atracado no Porto de Santos. O anúncio foi feito depois das investigações de casos de covid-19 na embarcação iniciadas pela Agência. Ao todo, a embarcação registrou 78 casos positivos de coronavírus, entre tripulantes e passageiros.

Nesta sexta-feira (31), a Anvisa recebeu o comunicado da empresa sobre o cancelamento do atual cruzeiro e confirmou a interrupção das atividades.

Na quinta (30), a Agência já havia determinado a atracação do MSC Splendida para fins de investigação epidemiológica, com interrupção das operações.

O desembarque dos passageiros ocorrerá de acordo com os protocolos sanitários de segurança: os positivados deverão dar continuidade, em terra, ao isolamento iniciado na embarcação e serão monitorados pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) das cidades de destino.

Os demais passageiros passarão por testes de detecção da covid-19 antes de desembarcar. O transporte desses passageiros ocorrerá em veículos específicos, que ficarão a cargo da operadora do cruzeiro.

A duração da operação de desembarque está sujeita às necessidades operacionais e deve ser organizada pela empresa.

Costa Diadema

A Anvisa suspendeu, no início da tarde de quinta-feira (30), as atividades da embarcação Costa Diadema, que ficou atracada no Porto de Salvador. A medida foi adotada após a investigação epidemiológica conduzida pela Agência e por técnicos das Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e do Município de Salvador, que concluiu pela declaração de transmissão comunitária de covid-19, nível 4, a bordo da embarcação, nos termos da Portaria do Ministério da Saúde GM/MS 2.928, de 2021.

Diante desse cenário, para proteger a saúde dos viajantes, a operação, inicialmente prevista para concluir o passeio no dia 3 de janeiro, foi interrompida. A medida está de acordo com as disposições da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 574/2021 da Anvisa.

Até que o desembarque completo dos viajantes ocorra no destino final em Santos, todos os embarcados devem reforçar a atenção quanto aos protocolos de redução do risco de transmissão do Sars-CoV-2.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.