Anvisa confirma 20 casos de coronavírus em cruzeiro da MSC

Por Santa Portal em 28/12/2021 às 09:11

 Divulgação/MSC
Divulgação/MSC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou 20 casos positivos de Covid-19, sendo 15 entre passageiros e quatro em tripulantes, no navio de cruzeiros MSC Splêndida, que atracou no último domingo (26), no Porto de Santos.

Em nota, a agência informou que a embarcação transportava 2.549 cruzeiristas e 1.251 tripulantes. Todos desembarcaram no domingo. Quem se contaminou será monitorado pelo sistema de vigilância em saúde local (rede Cievs). Quanto aos quatro tripulantes positivados, estes permanecem em isolamento em um hotel.

Após o desembarque, o navio passou por protocolos de desinfecção e foi autorizado a seguir viagem para Santa Catarina no mesmo dia.

Regras para a operação dos navios de cruzeiros

Conforme a Anvisa, os cruzeiristas positivados e seus contactantes assinam termo no qual se comprometem a se manter em isolamento e as secretarias de saúde das cidades de destino são alertadas sobre os casos. Não é autorizado o deslocamento por meio de transporte público, mas apenas por meio de transporte individualizado, a cargo das operadoras dos cruzeiros ou em carro próprio do viajante.

“Cabe ressaltar que é pré-requisito para embarque, que passageiros e tripulantes, desde que elegíveis, estejam completamente vacinados, apresentem testes negativos para Covid-19 e estejam assintomáticos. Conforme o protocolo vigente, durante a operação dos navios há testagem de pelo menos 10% dos passageiros diariamente, o que tornou possível a detecção dos viajantes assintomáticos”, diz a nota.

MSC Cruzeiros

Em nota, a MSC informou que todos os 20 casos foram isolados em uma seção dedicada e separada do navio, longe de todas as operações de hóspedes e em cabines com varanda. “Assim que o navio atracou em Santos, todos que estavam isolados, hóspedes e tripulação, desembarcaram do navio como parte do nosso protocolo para quarentena em terra. Todos os casos eram assintomáticos e estavam com o ciclo de vacinação completa, conforme exigência para embarque, seguindo o protocolo de Saúde e Segurança Global da MSC e aprovado pelas autoridades locais”.

De acordo com a MSC, cada cabine recebe uma limpeza profunda ao final de cada cruzeiro. “Em termos de higienização, usamos rotineiramente a pulverização eletrostática como uma maneira eficaz de desinfetar superfícies para matar bactérias e vírus, usando desinfetante de grau hospitalar. A limpeza aprimorada de higienização profunda de cada navio é realizada com maior frequência com foco em locais de tráfego intenso, áreas frequentemente tocadas, bem como nas cabines de passageiros e tripulantes e em todos os espaços públicos. As bagagens dos hóspedes, além de todas as provisões e equipamentos, são higienizadas antes de entrar no navio, bem como ao sair do navio. Todas as cabines de hóspedes são completamente limpas diariamente, com atenção especial para 40 áreas frequentemente tocadas, como maçanetas, interruptores, painéis de controle, controles remotos, botões físicos/digitais e mesas”, explicou.

Protocolo de saúde e segurança

Confira na íntegra o pronunciamento da MSC Cruzeiros sobre o protocolo de saúde e segurança.

Nosso robusto protocolo de saúde e segurança, foi elaborado e implementado para mitigar o risco de contaminação e preservar o bem-estar dos nossos hóspedes, de nossa tripulação e das comunidades que os navios visitam. Desde o momento do embarque, quando todos os hóspedes com 12 anos ou mais precisam apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 e todos os hóspedes a partir de 2 anos precisam apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas ou teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque. Incluindo procedimento de embarque reformulado com processos de check-in digital e com horários de chegada no porto escalonados e pré-definidos para gerenciar o fluxo de hóspedes.

Durante a viagem o distanciamento social entre grupos de viajantes e o uso de máscaras faciais em áreas públicas são obrigatórios. Espaços e ambientes públicos internos como, por exemplo, teatro, lounges, restaurantes, kids clubs com capacidade reduzida.

O monitoramento contínuo com testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação além de outras medidas extremamente importantes como 100% de ar fresco e sem recirculação, uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar e instalações e serviços médicos aprimorados, com equipe altamente qualificada e treinada, além da disponibilização de cabines dedicadas, em área restrita, para permitir o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contatos próximos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.