Anvisa confirma caso de malária em navio atracado no Porto de Santos
Por Santa Portal em 22/09/2022 às 21:00
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta quinta-feira (22), que um tripulante do navio Fortune Island foi diagnosticado com malária. O navio, de bandeira Nigeriana, tem 19 tripulantes e estava atracado no Porto de Santos desde a última quarta-feira (21).
De acordo com o a agência, uma equipe de Santos constatou no Livro Médico de Bordo que um tripulante estava com os sintomas característicos da doença. A Anvisa preventivamente determinou a testagem desse tripulante para malária e covid-19, sendo confirmado o quadro de malária.
Os outros 18 tripulantes também foram testados, porém os resultados foram negativos.
O tripulante doente foi desembarcado para assistência médica. A Anvisa determinou que fosse feita a desinsetização do navio. A embarcação, que faz transporte de granel sólido, opera normalmente.
Para casos como este, não é prevista quarentena da embarcação, pois não se trata de doença transmissível de uma pessoa a outra, mas sim pela picada de um mosquito infectado.
Sobre a Malária
O Ministério da Saúde reconhece a malária como uma doença infecciosa causada pelo protozoário Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.
No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
De acordo com o Ministério da Saúde, a malária é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, a doença pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada.