A Campanha Vou de Túnel, em parceria com a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), promove nesta sexta-feira (18), em Santos, o 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana. O evento tem o objetivo de apresentar a modelagem da atualização da ligação seca entre Santos e Guarujá por túnel e ampliar a discussão sobre a importância da obra e seus impactos no desenvolvimento portuário e na mobilidade urbana na região.





A ligação seca entre Santos e Guarujá é uma reivindicação centenária da população da Baixada Santista que ganhou força nos últimos meses, com o anúncio do Governo Federal da inclusão da construção do túnel imerso na desestatização do Porto de Santos.





O evento, que acontece em formato híbrido (online e presencial), contará com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e especialistas e demais autoridades das esferas Municipal, Estadual e Federal, além da iniciativa privada, para ampliar o debate sobre essa pauta urgente e apresentar as vantagens e benefícios do túnel imerso para os gestores públicos, empresários e para a sociedade.





A apresentadora do Porto & Negócios e diretora de Jornalismo do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Natalie Nanini, vai ser uma das mediadoras do fórum. Ela destaca que o Sistema Santa Cecília sempre acompanhou e participou da discussão sobre qual seria a melhor alternativa para a ligação seca entre Santos e Guarujá.





"Há quatro anos, na vanguarda da discussão, o Sistema Santa Cecília de Comunicação, ligado a Unisanta, uma universidade polo de pesquisa e conhecimento, trouxe o tema - ligação seca Santos x Guarujá por túnel submerso, no 1º Fórum Porto & Negócios. Agora, o Ministério da Infraestrutura inserindo a construção da estrutura no processo de desestatização, o 1º Fórum Vou de Túnel, volta a discutir a alternativa", explica.





Para ela, a discussão em debate democrático é muito relevante, visto que, a ligação seca entre as duas cidades é uma promessa de muitos anos, e ainda não saiu do projeto. "Se há dúvidas a respeito da viabilidade, há também um consenso. A ligação seca, uma promessa centenária, precisa sair do papel. Neste sentido, este espaço de debate democrático é muito relevante", afirma.





"A construção da ligação seca por túnel submerso, precisa ser encarado como um projeto não de governo, não eleitoreiro, mas de estado, apartidário. O que existe hoje ofertado para motoristas, ciclistas, pedestres e para o Porto não atende mais as necessidades. A cidades cresceram, a região se desenvolveu e o Porto precisa seguir competitivo e na rota também do crescimento", complementa.





A Santa Cecília TV e o Santa Portal vão realizar uma cobertura especial do evento, acompanhando cada um dos painéis. "É importante também ressaltar que este é um evento patrocinado por uma instituição que une os vereadores de toda Baixada Santista, apoiado por setores e segmentos diversos da sociedade", finaliza.





Confira a programação do 1ª Fórum Vou de Túnel





8h - Credenciamento e Welcome Coffee





9h - Abertura





Contará com a participação do vereador Betinho (Roberto Andrade e Silva), de Praia Grande, e presidente da UVEBS (União dos Vereadores da Baixada Santista), e da deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista para o Futuro do Porto de Santos, Rosana Valle (PSB/SP). Também foram convidados Rogério Santos, prefeito de Santos, e Válter Suman, prefeito do Guarujá.





9h25 - Modelagem da atualização e da ligação seca por túnel: aspectos técnicos, traçado, custo estimados, benefícios socioambientais, logísticos e econômicos.






Apresentação será coordenada pelo palestrante Casemiro Tércio Carvalho, porta-voz da campanha Vou de Túnel, sócio da 4Infra e ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos (SPA).





9h45 - Painel 1 - Oportunidades da mobilidade urbana da Baixada Santista com a construção do túnel





Contará com a participação de Casemiro Tércio Carvalho, Bruno Stupello, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação (Dineg) da SPA, e João Luiz Demantova, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). A mediação fica a cargo da apresentadora do programa Porto e Negócios e diretora de Jornalismo da TV Santa Cecília, Natalie Nanini.





10h15 - Painel 2 - Impacto do túnel em portos ao redor do mundo





Apresentação por Tarcísio Celestino, docente da USP e especialista em túneis. O debate ocorrerá entre Diogo Piloni, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Fernando Biral, CEO da SPA, e Eduardo Lustoza, porta-voz da campanha Vou de Túnel, consultor portuário e mestre em Engenharia Mecânica. A mediação será feita por Maxwell Rodrigues, empresário e apresentador do programa Porto 360° da TV Tribuna.





11h05 - Os impactos urbanos do túnel de ligação Santos-Guarujá 





Apresentação será de Fernanda Meneghello, arquiteta e urbanista, mestre em Bioprodutos e Bioprocessos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em Gerenciamento de Cidades e “Gestión de los Mercados de Suelo Urbano”.





11h20 - Projetos atuais de túneis imersos em portos europeus





O tema será apresentado por Harald Franke, engenheiro pela Universidade Federal do Paraná e TU-Delft – Technical University of Delft e consultor sênior da Tunnel Engineering consultants (TEC).





11h35 - Painel 3 - Ligação seca entre Santos e Guarujá para melhor qualidade de vida do cidadão





Debate será mediado pela vereadora santista Audrey Kleys, Vice-Presidente da UVEBS; e Valéria Chagas, pepórter e apresentadora Record TV Litoral. Debaterão o tema Fernanda Meneghello, Harald Franke, Leandro Avelino, fundador e 1º presidente da UVEBS, secretário Municipal de Transportes de Praia Grande e coordenador da Câmara Temática de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), e André Ursini, fundador e CEO do Complexo Empresarial Andaraguá.





12h05 - Encerramento





O encerramento será com a fala do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e do presidente da República, Jair Bolsonaro.





Serviço





1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana
Data: 18/03/2022
Horário: 08h às 13h
Local: Blue Med Convention Center - Praça Almirante Gago Coutinho, Ponta da Praia, Santos-SP.
Formato: Híbrido (presencial e online)
Programação e inscrições: Vou de Túnel





Campanha Vou de Túnel





Criada em julho de 2020, a Campanha Vou de Túnel é um movimento popular e empresarial, sem fins lucrativos, que conta com o apoio de 119 empresas e associações de classe, além do aval de mais de 14 mil pessoas que assinam a petição online em defesa da construção do túnel imerso para a solução da ligação seca entre Santos e Guarujá.





Grande parte do engajamento da comunidade local foi alcançado durante ações nas ruas dos dois municípios. A Campanha realizou 14 blitz apresentando as vantagens e os benefícios do projeto para a população. O objetivo do movimento é informar a população e os gestores públicos sobre as vantagens da obra, tanto para a melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida da população dos municípios envolvidos, quanto para o incremento da operação portuária no Porto de Santos.