Vereador denuncia médico chefe de hospital de Santos condenado por abuso sexual de criança
Por Santa Portal em 13/08/2025 às 20:00
O vereador santista Marcos Caseiro (PT) denunciou, em sessão da Câmara dos Vereadores, um médico que atua como chefe de departamento no Hospital Guilherme Álvaro e que já foi condenado por violentar sexualmente uma criança de 10 anos na Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo o parlamentar, o médico é chefe do Núcleo Interno de Regulação, que administra a distribuição de vagas dentro do hospital. Em 2009, ele foi condenado a 10 anos e 8 meses de prisão pelo crime que, à época, era classificado atentado violento ao pudor. Posteriormente, o delito passou a ser chamado de estupro de vulnerável.
Segundo apurado pelo Santa Portal, após recorrer da decisão, o médico permaneceu em liberdade mas, em 2015, teve todos os recursos negados e a prisão decretada. Ele foi preso em 2017 e passou para o regime aberto em 2019, o que permitiu que ele cumprisse a pena em liberdade durante o dia.
Segundo Caseiro, o médico, mesmo condenado, continua exercendo funções de responsabilidade no hospital. “Solicito imediata exclusão desse cidadão [do quadro de funcionários], porque não podemos ter pedófilo em nenhuma unidade pública da nossa cidade”, afirmou o parlamentar.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que administra o Hospital Guilherme Álvaro. Em nota, a pasta disse que o servidor citado foi contratado mediante concurso, em 2007, e exerce suas atividades conforme as normativas vigentes. “Fatos alheios à sua atuação na instituição estão sob responsabilidade das autoridades competentes”, completou.
A defesa do médico não foi localizada até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestações.