Trio é preso por furtos em Santos; cigarros contrabandeados são apreendidos em adega
Por Santa Portal em 11/09/2025 às 05:00
Três pessoas foram presas por dois crimes de furto qualificado de alto impacto econômico, na manhã desta quarta-feira (10), em Santos, no litoral de São Paulo. Além disso, 357 maços de cigarros contrabandeados também foram apreendidos pelos policiais.
Segundo informações da Polícia Civil, agentes do 3º DP cumpriram, às 6h15, mandado de busca e apreensão em um bar localizado na Rua Sete de Setembro, na Vila Nova. A ação foi resultado de representação feita pela delegada titular da unidade, que solicitou à Justiça – 7ª RAJ – Vara das Garantias – medidas cautelares diante de fortes indícios de comércio ilegal e receptação de produtos furtados.
Ao entrarem no estabelecimento, os policiais se depararam com prateleiras recheadas com 357 maços de cigarros estrangeiros, introduzidos clandestinamente no país, sem qualquer documentação fiscal -configurando o crime de contrabando. O balconista, de 21 anos, ainda portava 9 gramas de maconha, sendo autuado por porte para consumo pessoal.
Paralelamente, outra equipe cumpriu mandado de busca domiciliar vinculado aos investigados. No imóvel, foram localizados bens de origem ilícita diretamente relacionados a crimes patrimoniais recentes. Entre eles, um alicate do tipo ‘lábio de mel’, reconhecido como produto de furto em uma loja de material de construção, e uma caixa de óculos da marca Carmim, identificada como parte do material furtado de uma ótica situada na Avenida Pedro Lessa, em Santos. Esse crime, ocorrido no mês de agosto, causou prejuízo estimado em aproximadamente R$ 300 mil à empresa vítima.
Durante a mesma diligência, foram apreendidos os aparelhos celulares do suspeito e de sua companheira. Ao serem analisados, verificou-se a participação ativa do casal em diversos grupos de venda em redes sociais, nos quais eram anunciadas mercadorias de origem criminosa. Esses elementos reforçam os indícios de receptação e serão objeto de aprofundamento nas próximas etapas da investigação, visando à identificação de demais envolvidos e ao desmantelamento da rede criminosa.
Diante dos fatos, o casal foi preso em flagrante – o homem pelos crimes de contrabando e receptação; enquanto a sua companheira foi autuada por receptação. A irmã do suspeito também foi autuada por receptação e colocada em liberdade mediante pagamento de fiança.
Já o balconista, que não foi preso, responderá em termo circunstanciado, nos termos da Lei nº 11.343/06.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações terão prosseguimento, com foco na análise do material apreendido nos celulares e na apuração de eventuais coautores e partícipes da ação criminosa.