Três comerciantes são presos durante operação contra furto de energia elétrica em Guarujá; VÍDEO
Por Santa Portal em 19/08/2025 às 20:10
Três comerciantes (de 32, 35 e 63 anos, respectivamente) foram presos por furto de energia elétrica em estabelecimentos nesta terça-feira (19), em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Segundo a Polícia Civil, a operação inicialmente tinha como foco o combate ao tráfico de drogas no bairro Morrinhos. No entanto, durante o desenrolar das investigações, policiais da Delegacia Sede do Município constataram as irregularidades no fornecimento de energia elétrica na região.
“A operação desenvolvida inicialmente pela Delegacia de Polícia Sede de Guarujá, através de investigações que apontavam intensa atividade de tráfico de entorpecentes no Morrinhos. No entanto, durante as investigações, os nossos policiais notaram que havia alguma coisa de errado nos postes. Chamamos a companhia de energia elétrica, que disponibilizou várias equipes, e as suspeitas foram confirmadas. Nós solicitamos ao Poder Judiciário quatro mandados de busca e apreensão a estabelecimentos comerciais, e assim foi concedido”, disse o delegado Glaucus Vinícius Silva.
As buscas foram cumpridas em adegas, supermercados e indústrias desse segmento de alimentos. Em um dos locais onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão, uma grande quantidade de dinheiro em espécie foi apreendida.
Três comerciantes são presos durante operação contra furto de energia elétrica em Guarujá. (Divulgação/Polícia Civil) pic.twitter.com/3JXdnp7TRe
— #Santaportal (@Santaportal1) August 19, 2025
Com as irregularidades confirmadas, três proprietários de estabelecimentos comerciais da região foram detidos. Ainda não se sabe o tamanho do prejuízo à distribuidora de energia.
Prisão por associação ao tráfico
Além desses comerciantes, um homem de 38 anos, envolvido com o tráfico de drogas na região, também foi preso. Ele atuaria como uma espécie de ‘olheiro’ dos traficantes no bairro.
“Três foram detidos por furto qualificado de energia, confirmando a nossa suspeita de tráfico de drogas. Algumas equipes estavam a frente e conseguiram prender um indivíduo em um ponto muito inflamado do tráfico de drogas. Ele atuava como um olheiro com rádio comunicador, que tentou avisar que estávamos chegando, mas ele foi preso por associação ao tráfico. Ele possui antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime”, afirmou o delegado.
“Naquela região existe um comércio muito conectado com o tráfico de drogas. Hoje demos início a investigação das camadas mais profundas do tráfico naquela região. Queremos ver se existe relação com a lavagem de dinheiro naquela região”, concluiu Glaucus.
Além de policiais civis da Delegacia Sede de Guarujá, a operação contou com apoio da Delegacia Seccional de Santos. Ao todo, foram oito equipes policiais presentes e 24 agentes atuando no local durante o cumprimento dos mandados na região.