Três câmeras do sistema de monitoramento de Santos são furtadas de poste na Vila Mathias

Por Santa Portal em 19/11/2023 às 13:00

Reprodução
Reprodução

Elas somam “mais de 1.700” pela Cidade, segundo nota da Diretoria de Comunicação da Secretaria de Governo de Santos, e estão “interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO)”. Porém, esse aparato de câmeras para prevenir e reprimir crimes não foi suficiente para evitar que os próprios equipamentos de segurança fossem furtados.

A inusitada ocorrência aconteceu durante a madrugada, na esquina das ruas Luiza Macuco e Silva Jardim, na Vila Mathias, onde fica a Policlínica Martins Fontes. Por ironia do destino, o início da ação de um homem magro chegou a ser flagrado pelos equipamentos que ele conseguiu furtar.

De acordo com o relato de um guarda municipal incumbido de comunicar o delito à Polícia Civil, o ladrão subtraiu três câmeras de um poste “apropriado” para elas. Um dos equipamentos é do modelo “dome”, ou seja, giratório. Avaliado em R$ 3 mil, ele está cadastrado no CCO sob o número 199.

As demais câmeras, de números 197 e 198, são “fixas” e foram avaliadas em R$ 300,00 cada. Ainda conforme o guarda, também houve o furto de cerca de dois metros de fiação e, devido à “péssima resolução da imagem”, não é possível visualizar mais detalhes. O ladrão vestia calça e usava casaco com capuz ou boné cobrindo a cabeça.

Por fim, o agente público municipal declarou que não há testemunhas. Registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) como furto qualificado mediante escalada, o delito será investigado pela equipe do 4º DP de Santos, em cuja área ocorreu o fato. Ainda não há pistas do ladrão e do eventual receptador das câmeras.

Em nota, a prefeitura de Santos informou que “o combate e investigação de crimes, como roubo ou furto, são responsabilidade das autoridades policiais”.

Mas sobre não ter impedido o furto, mesmo com as imagens no CCO, a prefeitura disse que “a Guarda Civil Municipal (GCM) faz rondas diuturnas em todas as regiões da Cidade e conduz para as autoridades policiais suspeitos de delitos flagrados pela corporação (em atitudes suspeitas) e dá total apoio às forças de segurança”.

Sobre o ocorrido, a prefeitura diz que “será realizada a apuração dos fatos e a reposição dos equipamentos”.

Apesar do GCM ter informado a polícia que foram três câmeras furtadas, a prefeitura diz que foram dois equipamentos levados pelos bandidos.

Por fim, a prefeitura também diz que a “população pode acionar a GCM pelo telefone 153 (24h)”. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.