TJ-SP condena vocalista da banda santista Aliados por tráfico de drogas
Por Santa Portal em 18/11/2025 às 20:00
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou o vocalista da banda santista Aliados, Gustavo Tavares da Mata Barreto, conhecido como Gustavo Fildzz, por tráfico de drogas. A defesa do cantor irá recorrer da decisão.
O músico foi preso em flagrante em agosto de 2023 em Santos, no litoral de São Paulo, após uma investigação da Polícia Civil. Segundo o inquérito, plantações de maconha foram encontradas em imóveis ligados a ele em Praia Grande.
A Justiça absolveu os dois da acusação de associação para o tráfico, mas manteve a condenação por tráfico de drogas. Para Fildzz, a pena foi fixada em dois anos de reclusão em regime aberto, além de 200 dias-multa. A prisão foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de dois salários mínimos e meio a uma instituição que será definida na execução da pena.
O caseiro que trabalhava para Fildzz recebeu pena de um ano e nove meses, também em regime aberto, com 175 dias-multa. Assim como o cantor, ele cumprirá medidas alternativas: serviços comunitários e pagamento de dois salários mínimos.
Relembre o caso
Na ocasião da prisão, Fildzz disse à polícia que a plantação era para consumo próprio e que usava os entorpecentes sob prescrição médica.
A Polícia Civil cumpriu mandados de busca em dois endereços: um na Ponta da Praia, em Santos, e outro no Canto do Forte, em Praia Grande. Neste último, os agentes encontraram uma estufa de maconha e o caseiro do imóvel, que relatou participar do cultivo.
O caseiro também informou que uma casa na Vila Mirim, ligada ao cantor, teria outra plantação. Os policiais foram ao local e confirmaram a existência da segunda estufa.
Diante das apreensões, Fildzz e o funcionário foram presos em flagrante.