Tiroteio com a Rota resulta na morte de marginal e apreensão de drogas e armas
Por Santa Portal em 28/10/2023 às 12:00
Criminosos não identificados receberam a tiros uma equipe das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), às 16h30 de sexta-feira (27), na Zona Noroeste de Santos. Os patrulheiros revidaram os disparos e mataram um dos bandidos, enquanto os demais fugiram. Os policiais militares escaparam ilesos e apreenderam drogas, celulares, caderno com anotações sobre a contabilidade do tráfico de drogas e três pistolas.
Composta por um tenente, dois cabos e um soldado, a guarnição da Rota realizava patrulhamento pela Praça José Lamacchia, no Rádio Clube, quando avistou cerca de cinco homens armados. De imediato, os suspeitos correram para becos da Vila Telma e dispararam na direção dos agentes. Os criminosos saíram do campo de visão dos policiais, que também ingressaram na comunidade.
Em dado momento, os patrulheiros visualizaram alguns bandidos escondidos debaixo de uma palafita. Ao serem descobertos, eles correram para dentro do mangue atirando contra os PMs. Nesse momento, o tenente afirmou que efetuou três disparos de fuzil. Logo em seguida, o cabo deu mais cinco tiros com o mesmo tipo de arma, fazendo cessar o confronto. Um dos marginais foi baleado e ficou caído no mangue.
O bandido atingido portava dois celulares, sendo recolhida ao seu lado uma pistola 45. Ainda perto dele, na água, havia uma mochila contendo uma pistola calibre .40, porções de drogas, três talões de cheques, cartão bancário, munições e anotações referentes à venda de entorpecentes. Varredura pelas imediações resultou no encontro de um saco plástico no mangue com dinheiro, celular, mais tóxicos e outra pistola 45.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou o baleado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste, onde foi constatada a sua morte. As drogas arrecadadas totalizaram 230 porções de maconha, 271 pedras pequenas de crack, 74 pinos de cocaína e uma pedra maior de crack. O caso foi registrado à noite na Central de Polícia Judiciária. (EF)