Suspeito é preso em Peruíbe acusado de integrar quadrilha que aplicava o 'golpe do INSS'
Por Santa Portal em 03/12/2025 às 10:00
Um homem foi preso nesta terça-feira (2) em Peruíbe, no litoral de São Paulo, acusado de participar de uma quadrilha especializada em aplicar golpes em idosos, que se passavam por agentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realizar supostas “provas de vida”.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), com os dados das vítimas coletados, os suspeitos contratavam empréstimos consignados fraudulentos, causando prejuízos aos beneficiários. Além da prisão em Peruíbe, a Polícia Civil também deteve uma mulher na Zona Leste de São Paulo.
As investigações, realizada pelo 2° Distrito Policial de Praia Grande, tiveram início após diversos boletins de ocorrência relatando que idosos estavam sendo enganados por suspeitos que se apresentavam falsamente como servidores do INSS, utilizando crachás e camisetas padronizadas. A partir disso, os investigadores iniciaram o cruzamento de informações, análise de imagens, comparação de depoimentos e consultas aos sistemas policiais.
Com isso, foi possível identificar um padrão: os suspeitos sempre chegavam uniformizados, alegando necessidade de realizar “prova de vida” ou “atualização cadastral”, recolhiam documentos, fotografavam cartões bancários e induziam as vítimas a assinar papéis. Logo depois, empréstimos eram contratados de forma fraudulenta, gerando grandes prejuízos aos aposentados.
A SSP ainda informou que a dupla se dividia nas funções. Um era responsável por tirar fotos, recolher documentos e manter vigilância externa. Já o líder do bando, que havia sido preso durante a primeira fase da operação, era quem fazia o contato com as vítimas, se passando por funcionário público.
Os criminosos foram identificados pelas vítimas como autores dos crimes. O caso foi registrado como organização criminosa e estelionato. As investigações prosseguem para identificar e prender outros envolvidos no esquema criminoso.