Suspeito é morto por guardas municipais após perseguição em Guarujá
Por Santa Portal em 01/04/2024 às 11:00
Um homem de 27 anos foi morto por guardas da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) após uma perseguição na tarde deste domingo (31), no bairro Enseada, em Guarujá.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os guardas faziam patrulhamento pelo bairro quando desconfiaram de uma motocicleta com características semelhantes à usada por criminosos para cometer roubos na região.
Segundo a SSP, ao perceber a aproximação da equipe, o condutor acelerou o veículo, fazendo com que os guardas iniciassem a perseguição.
Em dado momento, o homem apontou uma arma em direção aos guardas, que dispararam. Ele foi atingido e teve a morte constatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local.
A perícia foi acionada e a arma do suspeito apreendida e encaminhada para perícia, bem como as armas usadas pelos guardas.
A Romu é o grupo operacional especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) e não é associada às forças de segurança do Governo do Estado. O Santa Portal questionou a SSP se a ocorrência faz parte da Operação Verão, mas a pasta não prestou esclarecimentos.
A Prefeitura de Guarujá também foi procurada pela reportagem e informa que a equipe de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Civil Municipal (GCM), durante o patrulhamento percebeu a presença de algumas motocicletas em atitude suspeita pela Rua Bragança. Nesse instante, uma das motos partiu em fuga e o condutor desobedeceu ordem de parada dos agentes municipais, acelerando por um terreno próximo.
“A Romu alcançou a moto e, neste momento, o indivíduo freou bruscamente, sacou uma arma de fogo e ameaçou atirar, obrigando os guardas a revidar e disparar, acertando o suspeito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito no local”. Em seguida, foi solicitada a perícia e a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Sede de Guarujá.”, diz a Administração Municipal.
O caso foi registrado como homicídio, legítima defesa e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito na Delegacia de Guarujá.