Suspeito de latrocínio é preso por receptação e lavagem de dinheiro
Por Santa Portal em 26/02/2025 às 15:00

Suspeito de participação em um recente latrocínio (roubo seguido de morte) cometido em São Vicente, Rafael Cruz dos Santos, o Rato, teve a casa vistoriada por investigadores do 2º DP do município (Náutica), sendo preso e autuado em flagrante pelos crimes de receptação e lavagem de dinheiro.
Na casa de Rato, situada na Rua Cidade de Cubatão, na Vila Margarida, os policiais civis encontraram dois celulares, vários cartões bancários em nome de terceiros e a quantia de R$ 4,2 mil. Para revistar a moradia, na manhã de terça-feira (25), os agentes contaram com o respaldo de mandado de busca e apreensão.
A pesquisa de um dos celulares revelou que ele foi roubado em janeiro de 2023, em São Vicente. Avisada sobre a recuperação do aparelho, a vítima desse delito compareceu ao distrito policial. Ela não reconheceu Rato como o autor do assalto, razão pela qual ao acusado foi atribuída a condição de receptador nesse crime específico.
Em relação à origem do outro telefone, dos cartões bancários e do dinheiro, o acusado nada disse, mas as investigações prosseguem para apurar a sua procedência. As diligências também continuam para esclarecer a autoria do latrocínio que vitimou Anselmo França, no último dia 19 de janeiro, no km 67 da Rodovia dos Imigrantes.
França foi abordado por dois homens, que o atacaram a pauladas para roubar os seus pertences. Câmeras da concessionária da rodovia registraram o latrocínio. Denúncias anônimas apontaram Rato e outro homem como os supostos autores. Com base nessas informações, a Polícia Civil requereu mandados de busca para as casas da dupla.
O segundo suspeito também teve a moradia vistoriada na terça-feira pela equipe do 2º DP de São Vicente, mas ele não estava no local. O imóvel fica no mesmo bairro onde reside Rato. Os mandados foram cumpridos no âmbito da Operação Patermonium V, que visa combater crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas. (EF)