Segurança sofre injúria racial na entrada de shopping em Santos: "Negro demônio"; VÍDEO
Por Santa Portal em 13/11/2024 às 15:00
Uma mulher cometeu injúria racional ao proferir ofensas de cunho racista contra um segurança, na última terça-feira (12), em frente ao Miramar Shopping, no bairro Gonzaga, em Santos. Veja no vídeo abaixo cedido por Marcelo Ricky.
As imagens mostram a mulher na entrada do shopping, se referindo ao segurança com termos ofensivos. “12 de novembro de 2024, aqui no Miramar Shopping, um segurança negro de uns 50 anos de idade, que não é brasileiro. Qual país você é? Pegou a minha mochila, quase rasgou a minha mochila. De qual país você veio? De Angola, África? Africano. Você veio para roubar os brasileiros aqui em Santos, no Miramar Shopping. Negro demônio”, disse ela.
Na sequência, a mulher continua com falas discriminatórias, citando inclusive celebridades. “Fala o seu nome, o nome da África e o nome brasileiro. Porque é assim: o Bruno Mars é brasileiro, o Vini é brasileiro, a Iza, que canta, também é brasileira. Não, a Iza é da África. Negro, você está roubando os brasileiros. Cala a boca, esse negro está roubando os brasileiros”, afirmou.
No vídeo ela prossegue com as ofensas, inclusive acusando o segurança por uma suposta ameaça. Alguns clientes do shopping percebem a confusão e começam a confrontá-la. “12 de novembro de 2024, em Santos. Ele me fez ameaça de espancamento. Olhas os idiotas lá, criminosos, ajudando o negro demônio. Branquela desgraçada. Você está dando dinheiro para negro demônio, desgraçada”, concluiu a mulher, antes de ir embora.
O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais. Algumas pessoas, inclusive, levantaram a possibilidade de a mulher em questão ter problemas psiquiátricos. Isto porque, ela seria moradora da Capital e hoje vive nas ruas, sobrevivendo de doações. No entanto, em outras ocasiões ela já teria sido gravada ofendendo pessoas.
Procurada pelo Santa Portal, a assessoria do Miramar Shopping informa que “repudia qualquer atitude como esta, que contraria nossos princípios e valores”. “Reiteramos ainda que estamos oferecendo todo o apoio necessário ao colaborador que sofreu pela situação”, acrescenta a nota.
O Santa Portal também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Até o momento, a SSP não localizou o registro dos fatos citados. “A autoridade policial está à disposição da vítima para que a ocorrência seja formalizada e as investigações iniciadas”, finaliza o órgão.
Segurança sofre injúria racial de mulher na frente de shopping em Santos
— #Santaportal (@Santaportal1) November 13, 2024
Marcelo Ricky/Arquivo Pessoal pic.twitter.com/1ucSunJqsW