Receita Federal apreende quase 1 tonelada de cocaína em operação recorde no Porto de Santos
Por #Santaportal em 23/10/2017 às 19:05
POLÍCIA – Um trabalho de inteligência desenvolvido entre a Alfândega da Receita Federal do Brasil e a Aduana Francesa impediu que quase uma tonelada de cocaína fosse enviada para a Europa. Toda a mercadoria seria enviada nesta segunda-feira (23) pelo Porto de Santos, com destino ao porto francês de Le Havre.
Antes de ser descoberta, a droga já havia sido embarcada em dois contêineres que estavam escondidas no meio de uma carga de folhas de pasta de celulose. De acordo com os auditores-fiscais e analistas-tributários da Divisão de Vigilância e Controle Aduaneiro da Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos, esta foi a maior apreensão de cocaína do ano – quase 10 toneladas deste entorpecente já foram apreendidas somente em 2017. Segundo as autoridades, a colaboração dos agentes franceses foi fundamental para o sucesso da operação.
As investigações agora ficarão a cargo da Delegacia de Polícia Federal em Santos, para onde a droga foi levada. A investigaçãosuspeita que a ação de inserir o entorpecente em uma carga regular tenha sido realizada com uma técnica criminosa conhecida por “rip-off loading”. Até o momento, ninguém foi preso.