Raia-pintada é salva após ficar presa em rede de pesca em Guarujá; VÍDEO
Por Santa Portal em 27/01/2022 às 19:30
Uma raia-pintada (Aetobatus narinari) foi encontrada presa em uma rede de pesca irregular na praia do Guaiúba, em Guarujá, na quarta-feira (26). O animal foi resgatado por uma equipe do Grupamento Tático da Companhia Marítima (CiaMar), da Polícia Militar Ambiental.
A raia-pintada estava enroscada nas malhas da rede, que media cerca de 200 metros. Foi necessária intervenção dos policiais, que entraram na água para cortar o nylon da rede para soltar o animal, que aparentava estar exausto.
Conhecida também como raia-chita ou raia-leopardo, o animal não deve ser incomodado, pois possui de um a cinco ferrões serrilhados na base da cauda, sendo capaz de inocular um forte veneno em sua presa. A espécie pode chegar até a dois metros de comprimento, e o indivíduo resgatado era jovem.
Após o auxílio, os policiais verificaram as condições da raia e a devolveram ao mar.
A equipe retirou das águas quatro redes de pesca irregulares, sendo duas em Guarujá, sendo uma em que a raia estava presa, e duas na região do Porto de Santos, totalizando 600 metros de rede.
Segundo a Ciamar, as redes no canal do Porto de Santos oferecem um grande risco de acidente com embarcações que navegam pelo cais santista. As redes de pesca estavam sem as plaquetas de identificação dos pescadores, item obrigatório conforme normas de pesca.