Quatro acusados são condenados pela Justiça por linchamento de dona de casa
Por #Santaportal em 28/01/2017 às 19:49
JUSTIÇA – Quatro acusados de terem participado do linchamento que matou a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, em 2014, foram condenados pela Justiça. Três deles receberam pena de 40 anos de prisão, enquanto outro foi condenado a 26 anos de reclusão, após julgamento na última sexta-feira (27), no Fórum de Santos. A defesa do grupo irá recorrer.
Em outubro de 2016, o judiciário já havia decido condenar Lucas Rogério Fabrício Lopes, de 21 anos, a 30 anos de detenção. Na audiência de ontem (27), Abel Vieira Batalha Júnior, de 21 anos, Carlos Alex Oliveira de Jesus, de 27, além de Jair Batista dos Santos, de 38, receberam penas de 40 anos de reclusão cada, aplicadas pelo juiz Edmundo Lellis Filho. O magistrado também condenou Valmir Dias Barbosa, de 51 anos, a 26 anos de prisão. A pena de Valmir foi menor, pois ele confessou participação no crime.
O caso da morte da dona de casa comoveu moradores da região e do país. Fabiane foi linchada no dia 3 de maio de 2014, no bairro Morrinhos III, em Guarujá. Internada em estado grave, ela não resistiu aos ferimentos e morreu dois dias após ter sido espancada. A vítima tinha 33 anos.
Fabiane Maria de Jesus foi linchada por causa de um boato que se espalhou pelas redes sociais na época. Segundo a história, uma mulher que morava no local sequestrava crianças e realizava rituais de magia negra com as mesmas. O crime ocorreu porque a dona de casa seria parecida com a suposta autora dos raptos, descrita em um retrato falado divulgado na internet.
Casada e mãe de duas filhas, Fabiane havia saído para buscar a bíblia em uma igreja e se dirigia a casa de uma prima, no Morrinhos III, quando foi abordada e sofreu uma série de agressões, que culminaram com a sua morte. De acordo com relatos de testemunhas ouvidas pela polícia, mais de 100 pessoas participaram da ação criminosa.