Quadrilha rouba 40 toneladas de fertilizantes em Santos; dois suspeitos estão foragidos

Por Santa Portal em 09/11/2025 às 06:00

Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

Dois homens estão foragidos após a Polícia Civil identificar uma associação criminosa envolvida no roubo de um caminhão carregado com 40 toneladas de fertilizantes, ocorrido em 25 de setembro deste ano. O crime ocorreu nas proximidades da Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, no litoral de São Paulo.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação conduzida pela Delegacia Sede de Cubatão revelou a atuação organizada do grupo e resultou na expedição de mandados de prisão contra quatro suspeitos, dois dos quais ainda estão foragidos.

O crime teve início com o sequestro do motorista, que foi libertado na manhã seguinte em Cubatão. A partir do registro da ocorrência, os investigadores realizaram mapeamento de rotas, análise de imagens e cruzamento de dados para reconstruir o trajeto do caminhão e identificar os envolvidos. O veículo trator foi localizado em Cubatão, enquanto a carreta, sem a carga, foi encontrada em Campinas.

As apurações apontaram o uso de um automóvel GM/Vectra e de um caminhão Volvo na ação. Ambos estavam ligados aos suspeitos, identificados pelos apelidos “Coringa”, de 37 anos, e “BMW” ou “Polenta”, de 35.A Polícia Civil também constatou que o caminhão usado no roubo estava registrado em nome de terceiros, mas vinculado a um cadastro de fretes que indicava o real beneficiário das atividades ilícitas.

Durante diligências realizadas em outubro, o Vectra foi apreendido e dois homens foram detidos em posse do caminhão trator, de uma carreta com queixa de furto e de peças de caminhões roubados. No local, os policiais encontraram ferramentas, equipamentos de solda e materiais usados para adulterar sinais identificadores de veículos, o que, segundo a investigação, indica o uso do espaço como oficina da quadrilha.

Apesar da autuação em flagrante, os dois suspeitos detidos, um deles de 43 anos, proprietário do GM/Vectra, e outro de 37 anos, vinculado ao cadastro de fretes do caminhão trator, foram liberados após o pagamento de fiança e cumprimento de medidas cautelares determinadas em audiência de custódia.

A Polícia Civil informou que diante da gravidade e da estrutura organizada da associação criminosa, foi representada pela prisão temporária dos quatro envolvidos. Na sexta-feira (7), equipes da Delegacia Sede de Cubatão realizaram diligências nos endereços dos alvos. No entanto, os suspeitos não foram localizados.

Foi constatado que, após a soltura, os dois suspeitos que haviam sido presos fugiram e, agora, são considerados foragidos da Justiça. A investigação segue para o cumprimento dos mandados de prisão.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.