Ponto de abastecimento de drogas da Baixada é desarticulado pela polícia em Osasco
Por Santa Portal em 30/06/2023 às 17:35
Duas operações da Polícia Civil foram realizadas nesta quinta-feira (29) contra o crime organizado. Em Osasco, um local que funcionava como ponto de abastecimento de drogas foi encontrado com mais de uma tonelada de entorpecentes. Já em Guarujá, seis pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico.
Segundo a Polícia Civil, o posto administrado pelo crime organizado ficava no bairro Santa Maria, em Osasco. O local abastecia a Baixada Santista, com foco principal em Guarujá. Um homem de 36 anos foi preso em flagrante e outro conseguiu fugir.
“Através do trabalho de investigação, conseguimos identificar linhas de abastecimento de drogas, principalmente das comunidades carentes de Guarujá. Encontramos esse entreposto do tráfico em Osasco, onde era feito o armazenamento dessas drogas. Ontem eles identificaram um galpão, onde na porta estava escrito que era um comércio de reciclagem. Os policiais, porém, conseguiram observar no interior do imóvel que duas pessoas estavam mexendo em caixas de papelão e retirando tabletes com fitas adesivas, o que é bem característico do tráfico de drogas. Quando entramos no local foi solicitado que eles abrissem as caixas. Nesse momento um conseguiu fugir, mas o outro foi preso em flagrante. O (criminoso) que fugiu já foi identificado, pedimos a prisão preventiva dele”, disse o delegado do 2º Dise/Deic, Leonardo Amorim Nunes Rivau, durante coletiva no Palácio da Polícia de Santos.
No local foram encontrados mais de 1 tonelada de maconha e 56 kg de cocaína. As drogas foram encaminhadas para a Delegacia Sede de Santos. A operação resultou em um prejuízo de quase R$ 3 milhões ao crime organizado.
“Basicamente todas as cidades da Baixada Santista eram abastecidas por esse entreposto. O crime organizado sempre evolui, então a prisão foi extremamente importante, principalmente por desarticular um ponto importante de abastecimento do tráfico na nossa região. Na semana retrasada também desarticulamos uma linha de abastecimento de haxixe. Essas duas ações da 2ª Dise tiveram um impacto muito grande na organização criminosa”, comentou Leonardo.
3ª fase da Operação Pérola do Atlântico
Já na Vila Baiana, em Guarujá, a terceira fase da Operação Pérola do Atlântico identificou construções irregulares onde funcionavam comércios que eram financiados pelo crime organizado. 120 policiais foram mobilizados e, no total, seis pessoas foram presas em flagrante.
“Atuamos especificamente na questão do tráfico de drogas e estivemos em um bairro de comunidade. Identificamos um ponto de tráfico de drogas que estava disfarçado em um lava-rápido, onde nós conseguimos prender uma pessoa. Esse local estava erguido bem em frente a uma escola, a menos de cinco metros do portão de entrada dessa creche”, destacou o delegado do Deic, Fabiano Barbeiro.

Foto: Divulgação/Polícia Civil