Policial militar é baleado em confronto com criminosos após morte de soldado da Rota em Santos
Por Santa Portal em 03/02/2024 às 12:30
Um policial militar foi baleado na madrugada deste sábado (3) durante a nova Operação Escudo, após a morte do soldado da Rota, Samuel Wesley Cosmo, na noite desta sexta-feira (2), em Santos. A informação foi divulgada pelo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Guilherme Derrite, por meio de suas redes sociais.
Segundo Derrite, o policial foi baleado durante confronto com criminosos, porém não corre risco de morte.
“Em operações de ontem para hoje, na Baixada Santista, tivemos mais dois confrontos envolvendo equipes de Rota. Um dos policiais sofreu um disparo no braço. Graças a Deus, os ferimentos foram leves. Já os criminosos foram neutralizados pelas equipes de Rota. Seguimos em operações”, disse o secretário de Segurança Pública de SP.
O Santa Portal entrou em contato com a SSP para obter mais informações sobre esse confronto. De acordo com o órgão, os policiais militares estavam em operação, por volta das 2h deste sábado, na Avenida Francisco da Costa Pires, no bairro São Jorge, em Santos, quando foram recebidos a tiros pelo criminoso. Os PMs intervieram e atingiram o suspeito, que chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Vicentino, mas não resistiu.
Com o homem, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma sacola com porções de crack e maconha.
“Um dos policiais, de 33 anos, foi atingido de raspão no braço e passou por atendimento médico na Santa Casa da cidade”, completa a SSP.
Foram solicitados exames periciais ao IC e ao IML e o caso, registrado como morte decorrente de intervenção policial, drogas sem autorização ou em desacordo e tentativa de homicídio na CPJ de Santos.
Morte de soldado da Rota
O policial militar das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Samuel Wesley Cosmo, que foi baleado no olho em serviço, morreu na noite desta sexta. O atentado ocorreu por volta das 17h30, na Zona Noroeste, em Santos. Por enquanto, ninguém foi preso. Na busca pelos bandidos, viaturas patrulham a área com o apoio de um helicóptero da Polícia Militar.
O soldado foi levado de viatura, em estado grave, à Santa Casa de Santos, sendo submetido a tomografia. O crime ocorreu durante incursão da Rota no Caminho da Capela, no Rádio Clube. Na tentativa de identificar os criminosos, o tráfego de barcos que passa no canal atrás da comunidade é monitorado.
Durante os primeiros atendimentos ao policial militar na Santa Casa, surgiu aos seus colegas a notícia de que uma enfermeira teria transmitido áudio pelo WhatsApp sobre a entrada do soldado baleado na unidade. Os PMs checam essa informação para saber se o destinatário dela teria alguma ligação com a tentativa de homicídio.
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, assegurou que a Polícia Militar trabalha incansavelmente para localizar os responsáveis pelo assassinato do soldado Samuel, que tinha 35 anos, era casado e tinha duas filhas bebês.
“Daremos todo o apoio à família e não pouparemos esforços para que esse crime não fique impune”, destacou Guilherme Derrite, que esteve na noite desta sexta em Santos, também pelas suas redes sociais.