26/08/2024

Dois policiais militares são presos acusados de fraudar licitações de manutenção de viaturas

Por Santa Portal em 26/08/2024 às 16:30

Divulgação/Polícia Militar
Divulgação/Polícia Militar

Dois policiais militares lotados na Baixada Santista foram presos preventivamente sob a acusação de fraudar licitações para a manutenção de viaturas. Os suspeitos, um de São Vicente e outro da Praia Grande, são o sargento Evandro Lopes dos Santos e o cabo Vitor Ribeiro, ambos do Comando de Policiamento do Interior da Baixada Santista (CPI-6).

De acordo com a investigação, os policiais estariam envolvidos em um esquema que envolvia o envio de viaturas para manutenção, muitas vezes sem que houvesse qualquer necessidade real. Em apenas dois dias, os agentes solicitaram 200 serviços de alinhamento, 400 balanceamentos veiculares e a montagem de 80 pneus. As irregularidades foram descobertas após a quebra de sigilo fiscal dos envolvidos.

O Tribunal de Justiça Militar de São Paulo decretou a prisão preventiva dos policiais, considerando o depoimento de um proprietário de oficina mecânica, que afirmou ter realizado os serviços sob pressão e medo de represálias. Ele também admitiu ter repassado dinheiro aos agentes. A investigação aponta que muitas das manutenções solicitadas sequer eram necessárias, com viaturas retornando ao pátio sem qualquer alteração.

A Corregedoria da Polícia Militar identificou ainda a falsificação de documentos relacionados aos serviços, com preços incoerentes sendo aplicados para manutenção e troca de peças. Os policiais tinham acesso privilegiado aos processos de licitação e teriam manipulado esses processos para fracionar despesas e transferir pagamentos a empresas por serviços não realizados.

Além das prisões, o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo acolheu o pedido do Ministério Público Militar para apreender celulares, quebrar o sigilo dos aparelhos e recolher documentos e quantias em dinheiro. No domingo, os dois policiais passaram por uma audiência de custódia, que decidiu pela manutenção das prisões.

Com informações dos jornalistas Josmar Jozino e Uesley Durães, do UOL

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.