Polícia prende três jovens com 530 quilos de cocaína com molho de churrasco em Guarujá

Por Santa Portal em 13/08/2022 às 11:46

Polícia prende três jovens com 530 quilos de cocaína com molho de churrasco em Guarujá
Polícia prende três jovens com 530 quilos de cocaína com molho de churrasco em Guarujá

Clássico da culinária argentina e à base de alho, pimentão, manjericão e orégano, entre outros ingredientes, o molho chimichurri teve finalidade diversa à de temperar carnes para churrasco. Ele foi utilizado para disfarçar o odor de 500 tabletes de cocaína para burlar eventual fiscalização por meio de cães farejadores. Com fortes indícios de ser destinada ao mercado externo, a droga foi apreendida em Guarujá. Três acusados de ligação com o tráfico internacional foram presos.

A pesagem dos tabletes totalizou 530 quilos de cocaína. Com alto grau de pureza, o entorpecente era guardado em uma casa utilizada exclusivamente como entreposto do tráfico. O imóvel fica na Rua Walter Papsch, 380, no Jardim Virgínia, e foi descoberto por policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Mogi das Cruzes. Os homens presos residem em outros endereços, também em Guarujá.

Os policiais saíram da Região Metropolitana de São Paulo e vieram à Baixada Santista em razão dos desdobramentos de uma investigação da Dise de Mogi das Cruzes relacionada a uma apreensão anterior de 100 quilos de cocaína. Os agentes apuravam se um Citroën C3 branco fora usado no transporte dessa droga e começaram a segui-lo. Na última quarta-feira (10), o carro entrou na casa do Jardim Virgínia, que também passou a ser monitorada.

Ao longo do mesmo dia, os investigadores observaram a movimentação de pessoas no imóvel e o ingresso de outros dois veículos: um Hyundai HB20 e um Fiat Fiorino. Às 20h15, o Fiorino saiu da residência e foi seguido pelos policiais, que o interceptaram nas imediações. A abordagem ocorreu porque o furgão aparentava transportar carga com peso superior à sua capacidade, em razão de estar com a suspensão baixa.

As suspeitas dos investigadores se confirmaram. No compartimento de carga do Fiorino havia 400 tabletes de cocaína acondicionados em bolsas de viagem. Donizete de Oliveira Silva, de 25 anos, dirigia o veículo e tentou fugir, mas logo se rendeu. Na sequência, os investigadores retornaram à casa. Anderson Oliveira dos Santos, de 27 anos, estava no portão e também recebeu voz de prisão.

Dentro do imóvel, onde havia mais 100 tabletes de cocaína idênticos aos transportados no furgão, foi preso David Oliveira Santos, de 19 anos. Já era madrugada de quinta-feira (11) quando o trio foi levado à Dise de Mogi das Cruzes, sendo autuado em flagrante pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico pelo delegado Fabrício Intelizano. Os acusados invocaram o direito constitucional de não responder às perguntas da autoridade policial e disseram que se manifestarão apenas em juízo.

Independentemente do silêncio dos rapazes, quem poderá falar por eles, até além da conta, são os seus celulares. Os aparelhos foram apreendidos e o delegado pedirá autorização judicial para perícia devassar os seus arquivos. O objetivo é identificar o dono individual ou o consórcio proprietário da droga, apurar em qual navio ela supostamente seria embarcada, descobrir o destinatário e prender outros envolvidos no esquema.

A grande quantidade de cocaína, o seu elevado teor de pureza, a forma como ela foi compactada em tabletes e o uso de bolsas de viagem para o acondicionamento dos tijolos são fortes indícios de que o carregamento seria introduzido em contêineres, a serem despachados em navio no meio de cargas lícitas. O diferencial nessa apreensão foi a utilização do molho chimichurri, mas a equipe da Dise não dependeu do olfato para localizar a droga. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.