Polícia faz busca e apreensão na casa de suspeitos de propagar ameaças falsas em escolas
Por Santa Portal em 19/04/2023 às 11:00
Policiais Civis do 5º Distrito de Santos deflagraram, na manhã de hoje (18), a ação de campo com o objetivo de cumprir três mandados de busca e apreensão em residências situadas na Zona Noroeste, apontadas pela investigação como endereços de criação de sites e perfis falsos que propagavam ameaças de morte, ofensas raciais e divulgação de armas de fogo com o intuito de causar pânico entre alunos, professores e toda a sociedade.
A investigação teve início após os policiais civis conseguirem identificar os responsáveis pelo perfil criado em rede social que ameaçava alunos e funcionários de escolas públicas situadas na zona noroeste, em Santos. Essas mensagens foram veiculadas diversas vezes, causando a suspensão das aulas de escolas e universidades.
Após rastrear os endereços dos usuários, o Delegado de Polícia responsável representou ao Poder Judiciário pela expedição dos mandados de busca e apreensão. Nos imóveis vistoriados foram apreendidos 3 celulares e aparelhos de informática com as imagens divulgadas pelos adolescentes (15 anos).
Os adolescentes foram localizados e conduzidos, juntamente com os responsáveis, para prestarem esclarecimentos sobre os fatos descobertos pelos investigadores. Os três menores serão investigados pelo ato infracional análogo ao crime de racismo qualificado por ter sido praticado por meio da internet, facilitando a propagação das mensagens falsas.
Demais ações de campo estão previstas para inibir essa prática ilícita. Os celulares foram encaminhados à perícia criminal para elaboração dos laudos técnicos.