Polícia Civil terá novo diretor na região e 'efeito dominó' é esperado

Por Santa Portal em 18/05/2022 às 21:31

Delegados Gaetano Vergine (à esquerda), e Manoel Gatto (à direita). (Fotos: Reprodução/Santa Cecília TV e Reprodução/Polícia Civil)
Delegados Gaetano Vergine (à esquerda), e Manoel Gatto (à direita). (Fotos: Reprodução/Santa Cecília TV e Reprodução/Polícia Civil)

A Polícia Civil na região terá novo comando. O delegado Gaetano Vergine assumirá a direção do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 no lugar de Manoel Gatto Neto. A troca ainda não foi oficializada, porque depende de publicação no Diário Oficial, o que já pode ocorrer nesta quinta-feira (19). Porém, nos bastidores da instituição a mudança é tida como certa e irreversível.

Atual diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Vergine comandará agora a Polícia Civil em 24 municípios, de Bertioga a Barra do Turvo, na divisa com o Paraná. Essas cidades da Baixada Santista, do Litoral Sul e do Vale do Ribeira integram as cinco delegacias seccionais do Deinter-6 (Santos, Praia Grande, Itanhaém, Jacupiranga e Registro), cujos titulares também deverão ser trocados.

O chamado “efeito dominó”, também conhecido por “dança das cadeiras”, é comum quando ocorre a substituição de algum diretor e sempre cria um clima de expectativa e apreensão. O primeiro sentimento é compartilhado entre aqueles que não se sentiam prestigiados pela antiga gestão, mas com a nova chefia têm a esperança de ocupar um posto de destaque.

O sentimento de apreensão passa a ser o daqueles satisfeitos com os atuais locais de lotação, mas que passam a se preocupar com possível troca. A mudança na cúpula do Deinter-6 e o consequente efeito dominó passaram a ser cogitados com mais força desde o último dia 25 de abril, quando o governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou o delegado Osvaldo Nico Gonçalves para comandar a Delegacia Geral de Polícia.

Nico assumiu a chefia da Polícia Civil no Estado no lugar do colega Ruy Ferraz Fontes, que foi ser diretor do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), antes comandado pelo novo delegado geral. O Santa Portal não apurou para qual unidade Gatto será designado, mas ela não será o Decap. Vergine já chefiou o Deinter-6, sendo substituído justamente por quem agora substitui. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.