PMs matam traficante em tiroteio e usam granadas ao serem atacados por populares

Por Santa Portal em 22/06/2024 às 13:00

Reprodução
Reprodução

O traficante Anderson Samuel Ribeiro, de 24 anos, morreu em tiroteio com policiais do 39º BPM/I, no início da madrugada deste sábado (22), no Dique das Caixetas, em São Vicente. Após o confronto, populares hostilizaram os agentes públicos, que utilizaram granadas para dispersá-los. Outros bandidos, que não chegaram ser identificados, atiraram contra os PMs, mas ninguém foi atingido. Uma mochila que o rapaz morto carregava e havia sido dispensada durante a sua fuga foi levada por desconhecidos.

Anderson possuía condenação definitiva de cinco anos de reclusão por tráfico de drogas. Ela resultou de prisão em flagrante ocorrida no Dique do Piçarro, em São Vicente, no dia 5 de janeiro de 2021. Nessa data, PMs o abordaram carregando uma sacola com multiplicidade de entorpecentes (maconha, cocaína, crack e lança-perfume). No último dia 13 de maio de 2024, beneficiado com livramento condicional, o jovem foi posto em liberdade.

Anderson, quando foi preso por tráfico em 2021

Na ocorrência desta madrugada, durante patrulhamento de rotina, policiais avistaram Anderson carregando uma mochila com uma mão, enquanto a outra segurava algo em sua cintura. Diante da suspeita de que o rapaz transportasse drogas e arma, os PMs determinaram que ele parasse. Porém, o traficante correu até um beco, de onde disparou na direção dos agentes de segurança.

Conforme a versão dos PMs, eles reagiram efetuando o total de 16 tiros, sendo nove de pistola e sete de fuzil. Após a constatação de que Anderson havia sido baleado, parte dos policiais entrou no beco. O rapaz estava caído, sendo ao seu lado recolhida uma pistola. Os demais patrulheiros foram tentar resgatar a mochila dispensada na fuga pelo traficante, mas desconhecidos a pegaram antes, impossibilitando apurar o que ela continha.

Momentos de tensão

Os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Enquanto permaneciam no local aguardando a chegada do socorro, além de preservá-lo para a perícia, eles começaram a ser hostilizados por populares, que arremessaram pedras e outros objetos em sua direção. Foi necessário o uso de nove granadas de efeito moral para afugentar essas pessoas.

Simultaneamente, em outro beco, diversos criminosos atiraram na direção de policiais que chegavam ao Dique das Caixetas para dar apoio aos colegas. Esses bandidos fugiram logo após os disparos, não sendo identificados. Nesse segundo confronto, os PMs sequer tiveram a condição de revidar. Não houve o registro de patrulheiros feridos.

O Samu levou Anderson ao Pronto-Socorro Central de São Vicente, onde ele faleceu. Às 2h50, uma equipe de peritos compareceu ao Dique das Caixetas para realizar o seu trabalho, sob a proteção de policiais da Força Tática e das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam). O delegado Daniel Pereira Souza registrou o caso como homicídio decorrente de oposição a intervenção policial e porte de arma de fogo de uso restrito. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.